Liga ZON/SAGRES – 28ª jornada
Depois de altos e baixos, de sobe e desce, o F. C. do Porto alcançou o seu 26º título de campeão de Portugal, na competição que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional promove, sendo que oito títulos foram alcançados nos últimos dez anos (2003 a 2012).
Não restam dúvidas que a era Pinto da Costa tem dado excelentes frutos – quase consecutivamente – pelo que, independentemente do que cada um possa pensar, a verdade está nos números. E esses voltam a dizer que o F. C. do Porto foi (ainda é) o mais pontuado e, de acordo coma regras, é o renovado campeão.
Mas se a 28ª jornada determinou o campeão (que venceu o Marítimo por 2-0) e o representante português na Champions League de 2013, muita coisa ainda falta. Por exemplo, quem serão as duas equipas que acompanharão o Porto na mesma Liga, onde Benfica e Sporting de Braga vão começar tentar definir na jornada deste fim-de-semana. Luta que conta ainda com o Sporting, de olho aberto para qualquer “janela de oportunidade” – como agora se diz na gíria económica.
Ainda a “crise” latente no final da tabela classificativa. União de Leiria já desceu e Académica e Feirense estão a balançar. Quem cairá? Mas ainda não se sabe se haverá aumento de equipas e a respectiva “liguilla” entre os dois primeiros da Liga Orangina e os 13º e 14º da I Liga.
Antes de mais, refira-se que o resultado menos esperado foi a derrota do Braga, no seu próprio campo, contra o Olhanense (2-1) – o que poderá afastar os bracarenses da Liga milionária – se bem que o empate (2-2) do Benfica em Vila do Conde também não se previa.
O trunfo suado do Sporting ante os estudantes causou calafrios aos espectadores presentes, porque o futebol também foi fraco, sendo ainda de salientar a situação de emergência vivida na Marinha grande, onde o Leiria alinhou com apenas 8 jogadores. Se não comparecesse, desceria à II Divisão e, depois, subir, seria outra dor de cabeça.
O Setúbal perdeu em casa (3-0 ante o Nacional) mas não deve fazer efeito para se manter nesta Liga, o mesmo sucedendo ao Guimarães, que perdeu em Barcelos (3-1) ante um Gil Vicente que procura manter-se.
Para a jornada 29ª, cumprida integralmente no sábado, o jogo da noite é o Sporting-Porto. Importante para os leões, que ainda lutam pelo terceiro lugar, o resultado deste encontro irá entroncar-se com o do Braga-Beira-Mar, já que os bracarenses estão também na mesma luta. Daí…prognósticos só no final.
O Olhanense-Maritimo e o Feirense-Guimarães são outros jogos de cujos resultados depende a presença, ou não, dos madeirenses ou dos vimaranenses na Liga Europa.
O Nacional-Gil Vicente é o que não conta para nada mas o Leiria-Benfica é uma incógnita, porque não se sabe como é que os leirienses se vão apresentar em campo. O Benfica tem que ganhar para não perder o segundo lugar, dado que o Braga ainda tem hipóteses.
O Paços Ferreira-Rio Ave e o Académica-Setúbal brigam com a questão da descida de divisão. E tudo é possível.
E se assim é, ouvido à escuta na rádio a partir das 20,30 horas deste sábado para saber o que se vai passar.