Os atletas portugueses presentes na maratona este domingo realizada na cidade alemã de Hamburgo, não tiveram ânimo para completar a prova com resultados que garantissem a presença nos Jogos Olímpicos de Londres.
No último dia do prazo, Ricardo Ribas, Alberto Chaíça, Hermano Ferreira e Filomena Costa não atingiram os objectivos propostos, dois porque desistiram e outros dois que ficaram algo longe das 2.13.00 que o regulamento impunha.
Ricardo Ribas foi o que ficou mais perto, terminando com 2.14.14, num triunfo que pertenceu ao etíope Shami Dawit, com o excelente tempo de 2.05.58, novo recorde do percurso.
Alberto Chaíça e Hermano Ferreira desistiram, o primeiro cerca dos 20 e o segundo perto dos 30 km.
No sector feminino, Filomena Costa cumpriu os 42.195 metros no tempo de 3.20.56, não conseguindo manter o ritmo da primeira parte em que se vislumbrou a hipótese de que podia chegar à marca pedida. Ganhou a queniana Rael Kiyara, com 2.23.47.
Com estes resultados e com o prazo de obtenção de mínimos esgotado, Portugal far-se-á representar nas maratonas dos jogos Olímpicos por Jessica Augusto, Marisa Barros, Dulce Félix e Rui Pedro Silva.