Domingo 25 de Novembro de 9798

Duplo “portuguese play” a abrir

EstorilOpen_CipollaGil_14EstorilOpen’2012

Duas duplas portuguesas vão ter oportunidade de dirimir a presença na segunda ronda, de acordo com o sorteio este sábado efectuado no “Sponsors Village”, face ao enquadramento dos pares Pedro Sousa-Rui Machado e João Sousa-Gastão Elias.

Enquanto Machado tinha entrada directa no quadro final, os três restantes lusos obtiveram o indispensável “wild card” de João Lagos, sem dúvida merecido, até porque são os melhores portugueses a seguir à dupla Machado-Frederico Gil.

Acredita-se que Rui Machado não vá dar “abébias” a Pedro Sousa mas quanto ao encontro entre João Sousa e Gastão Elias há uma “dívida” em aberto entre os dois jovens e que vem da edição do ano passado. É que Sousa avançou para a segunda fase devido à desistência, por lesão, de Gastão. Segunda-feira poderá ser o “tira-teimas”.

Nesta ronda inicial, Frederico Gil (117º) vai defrontar o alemão Bjorn Phau (89º no ranking deste ano), o que leva o português – finalista em 2011 – a ter que ter algum cuidado na abertura deste torneio, depois de ter tido bom comportamento no ATP de Barcelona (que este sábado terminou com mais uma vitória de Rafael Nadal, desta vez ante David Ferrer), onde chegou aos oitavos-de-final.

Juan Martin del Porto – o argentino vencedor do ano passado – primeiro cabeça de série e 10º no ranking mundial deste ano, ficou isento da primeira fase e espera pelo vencedor do encontro entre Rui Machado e Pedro Sousa.

O francês Richard Gasquet (2º cabeça de série e 17º), entrará na segunda ronda pata saber quem ganha entre o italiano Paolo Lorenzi (84º) e o francês Edouard Roger-Vasselin (81º).

O terceiro cabeça de série, o suíço Stanilas Vawrinka (29º), joga com o espanhol Daniel Gimeno-Traver (508º), enquanto o quarto cabeça de série, o espanhol Albert Ramos (56º) fica livre e à espera do vencedor entre Frederico Gil e o alemão Bjorn Phau.

O quinto cabeça de série, o espanhol Albert Montanes (62º e vencedor no Jamor em 2009 e 2010), defronta o australiano Mathew Ebden (78º).

O quadro principal ficou alinhado e agora é só esperar por segunda-feira para se dar início ao 23º Open do Estoril que, provavelmente, terá uma prenda pelos 25 anos, que será uma instalação própria e fixa para o efeito, segundo João Lagos já deu a entender, ao afirmar que os contactos com no governo e outras entidades estão a acontecer com regularidade.

No lado feminino e em relação às portuguesas, Maria João Kohler (231ª) começa contra a japonesa Ayumi Morita (81ª), pelo que não irá ter uma vida facilitada, assim como a jovem Bárbara Luz (528ª) ante a russa Nadia Petrova (35ª), a sétima cabeça de série deste torneio.

A russa Nina Bratchikova (que se quer tornar portuguesa) teve o azar de bater à porta da primeira cabeça de série, a italiana Roberta Vinci (18ª), pelo que resta-lhe dar o melhor e tentar perder por poucos.

A segunda cabeça de série é a russa Maria Kirilenko (20ª) ficou isenta desta ronda inicial, enquanto a terceira cabeça de série, a espanhola Anabel Medina Garrigues, campeã em título (26ª), começa a prova contra uma concorrente que sairá da qualificação. Por seu lado, a checa Petra Cetkovska (30º) iniciará a peleja com a russa Alexandra Panova.

 

 

© 9799 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.