A Google apresentou esta terça-feira, o Google Drive, o novo serviço de cloud computing da empresa. Com o novo serviço será possível, armazenar todo o tipo de ficheiros num servidor, partilhá-los e ainda criar documentos colaborativos.
Tal como em outras aplicações semelhantes: Dropbox, Microsoft Skydrive, CX, o Google Drive tem como ideia base, o armazenamento de ficheiros e o seu acesso de forma segura e em qualquer lugar. Para já, a Google disponibiliza ferramentas de acesso simplificado ao Drive, para PC ou Mac e uma app para o sistema Android ou tablet. No entanto promete apresentar também a app para sistemas iOS tão rápido quanto possível. Independentemente da plataforma utilizada, os utilizadores cegos, podem, independentemente da plataforma, aceder ao Drive através do leitor de ecrã.
O Google Docs passa agora a integrar o pacote do novo Google Drive, e torna possível criar documentos, folhas excel e apresentações de forma colaborativa e em tempo real. É possível ainda aos utilizadores comentar e permitir comentários aos documentos criados, bem como a qualquer outro tipo de ficheiro.
O Drive pretende ainda facilitar a pesquisa de ficheiros, através da ferramenta Optical Character Recognition (OCR). Segundo a empresa norte americana, a ferramenta permite a identificação de texto e imagem em ficheiros, de forma a associá-los a determinadas pesquisas.
O Google Drive disponibiliza 5GB de espaço gratuito podendo este espaço ser aumentado através de contas pagas até 16TB, sendo apresentados preços relativamente competitivos comparativamente com os serviços disponibilizados pelos atuais concorrentes.