Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

EstorilOpen’2012

300407_6749_Federico_Gil_JM_novoArgentino Del Potro é cabeça de cartaz

A pouco mais de uma semana do início do Open do Estoril, com abertura marcada para o dia 28 deste mês, os mais cotados – e não só – começam a “afinar” as raquetas para dar melhor “música” aos milhares de espectadores que vão estar no Jamor.

Pelo melhor palco do ténis nacional vão desfilar algumas estrelas do ténis mundial, com relevo especial para o argentino Juan Martin del Potro, que defenderá o título alcançado o ano passado, depois de ter vencido Fernando Velasco por 2-0 (6-2 e 6-2).

Del Potro (23 anos) é o mais jovem dos mais consagrados aportados ao Estoril Open e encontra-se, actualmente, no 11º lugar da lista mundial de 2012.

Em estreia, estará o suiço Stanislas Wawrinka (actual 26º), com 27 anos, sendo os franceses Gael Monfils (13º) e Richard Gasquet (18º), ambos de 25 anos, outras figuras que, por certo, vão querer demonstrar porque razão estão nos primeiros lugares do “ranking”.

O espanhol Juan Carlos Ferrero (46º) e os argentinos Juan Ignacio Chela (33º) e Carlos Berlocq, são outras figuras de proa.

Dos portugueses, a primazia vai para os dois melhores no momento, respectivamente Rui Machado (96º), de 28 anos, e Frederico Gil (132º), de 27, que esperam dar luta suficiente para poderem subir mais alguns degraus na lista mundial.

A propósito dos portugueses, refira-se que quer Rui Machado quer Frederico Gil passaram à segunda ronda nos torneios em que estão envolvimentos neste momento, como são os casos de Roma e de Monte Carlo, respectivamente. Duas vitórias que são importantes, no ante-Estoril. Mais para Rui Machado, que está com um pé nos Jogos Olímpicos de Londres.

Para o escalão masculino, o valor global do prize money é de cerca de 400 mil euros, divulgando-se a curiosidade de Del Potro, na presente época, já ter arrecadado qualquer coisa como 769.238 dólares. Um bom pecúlio.

No sector feminino, a referência vai para a italiana Roberta Vinci (19ª na lista mundial), que encabeça um grupo onde constam ainda a russa Maria Kirilenko (21ª), a espanhola Anabel Medina Garrigues (26ª) e a checoslovaca Petra Cetkovska (30º), para apenas referir as que se encontram entre as primeiras três dezenas do “ranking”.

Quanto às portuguesas só para a semana deverá haver notícias.

No plano organizativo, quase tudo pronto. “Made in” João Lagos, Portugal, 2012.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.