No decorrer da II Convenção Mundial do Desporto Olímpico, que esta segunda-feira se iniciou em Moscovo, o presidente da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais, Sheik Ahmad al Fahad al Sabah, apelou a todos os países – no discurso inaugural – para que “trabalhem mais e melhor em prol da luta contra o racismo, a dopagem no desporto e as apostas ilegais”, para além de “proteger a autonomia dos Comités Olímpicos Nacionais”.
Acrescentou ainda este dirigente que “é uma grande oportunidade para o COI e ACON se sentarem conjuntamente com 171 ministros do desporto e discutir os problemas que o desporto enfrenta no âmbito do Movimento Olímpico”.
Sheik Ahmad salientou ainda que “hoje, estamos a enfrentar problemas diferentes e irregularidades em diferentes países, mas tenho a certeza que essas deficiências não podem ser resolvido sem confiança e respeito mútuo. Sem confiança não haverá qualquer solução”.
Ressaltou a importância dos valores olímpicos no desporto, o que é importante para promover uma sociedade saudável e culminou o discurso com um agradecimento a Jacques Rogge, o presidente do Comité Olímpico Internacional.