LIGA ZON/SAGRES – 26ª jornada
Esta foi a interrogação que colocámos após o Porto ter vencido o Benfica, na Luz, em jogo correspondente 22ª jornada e ao domingo 4 de Março. Estamos a meados de Abril, vai entrar-se (sexta-feira) na 27ª ronda. A interrogação mantém-se.
Antes de mais, refira-se a conquista da Taça da Liga pelo Benfica, o que se verifica pela quarta vez consecutiva e de forma justificada, que poderá servir como ânimo para a próxima ronda.
Nesta altura, o Porto tem quatro pontos de vantagem sobre os encarnados da Luz e cinco sobre os vermelhos de Braga. Do lado do Porto, a situação parece estar estabilizada, em função dos últimos resultados alcançados. No Benfica, a instabilidade mantém-se. As dúvidas vão para o Braga, após a derrota frente ao Porto. Haverá quebra psicológica e o rendimento baixará?
Recordando a ronda 26, o resultado mais expressivo foi o triunfo (4-2, a segunda vez que se regista um resultado idêntico neste campeonato) do Nacional no campo do Marítimo, o que foi o principal facto da ronda porquanto fez atrasar o Marítimo e permitir ao Sporting que regressasse ao 4º lugar. Uma dupla derrota inesperada e “conflituante” com o objectivo da formação.
O triunfo do Sporting ante o Benfica (Alvalade) foi justo face ao jogo jogado e levou os encarnados a voltar a perder o “tino” no caminho para o título o que, nesta altura, pode ter grande influência, já que cria um maior “stresse” e com a recepção ao Marítimo (que foi copiosamente derrotado na ronda anterior, ante o Nacional, como se referiu) não se sabe o que pode acontecer este sábado, na Luz.
Nos jogos que envolveram as equipas colocadas entre o 6º e o 13º lugar não houve mexidas significativas, sendo que em relação aos três últimos nada de alterou. Feirense e União de Leiria parecem ter pouca margem para não descerem, enquanto a Académica continua na corda bamba.
Nos marcadores, onde Lima se mantém a liderar, apenas Hulk e Wolfswinkel marcaram – no que se refere aos primeiros dez – pelo que aproveitam para subir mais um posto mas sem abalar a grande vantagem (7 e 6 golos) que Lima (19) e Cardozo (18) levam do terceiro classificado, James (12).
Esta sexta-feira, a ronda 27 vai abrir com o Paços Ferreira-Braga (5-2 na primeira volta, um total de 7 golos que só se verificou mais uma vez), seguindo-se o Benfica-Maritimo (1-0), o Guimarães-Leiria (0-1) e o Porto-Beira Mar (2-1) no sábado, não se esperando surpresas. Mas…prognósticos só no final.
No domingo, lugar ao Gil Vicente-Rio Ave (0-2), ao Feirense-Setúbal (1-1) e ao Nacional-Sporting (0-1). A deslocação do Sporting é a situação mais complicada, porque está em jogo o 4º lugar para os leões, que vão tentar “abanar” os madeirenses ainda a comemorar os 4-2 ao Marítimo. A fechar, na segunda-feira (dia 23), o Académica-Olhanense servirá para tentar ”apaziguar” as mágoas dos adeptos dos estudantes, sendo necessário que os da casa vençam.
Ainda estão em jogo 12 pontos, o que é muito ou pouco para cada concorrente, em função da sua classificação. O que quer dizer que … tudo pode acontecer.