Jogos Desportivos da CPLP
Oito vão ser os países que estarão representados: Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal (em todas as modalidades), Brasil (todas menos futebol), São Tomé e Príncipe (todas menos ténis); Cabo Verde (Atletismo – nas duas áreas – Futebol e Ténis) e Timor-Leste (apenas no futebol).
Para este evento são esperados em Mafra cerca de um milhar de jovens atletas, mais de uma centena em representação de Portugal, num vasto programa (desportivo e social) de grande significado para a Lusofonia.
Os jogos começaram em 1992, pelo que também se vai comemorar os 20 anos do início desta actividade, sucessiva e amplamente complementada com a realização de eventos, como as Conferências de Ministros do Desporto e as Assembleias da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), no âmbito do desporto.
Estes VII Jogos vão ter lugar entre 7 e 15 de Julho, no Parque Desportivo Engº Ministro dos Santos, em Mafra, se bem que o voleibol de praia tenha o palco montado na Praia da Foz do Lisandro, na Ericeira.
Os participantes (rapazes e raparigas) são jovens até 16 anos, com excepção do voleibol de praia, que vão até aos 17, sendo de referi o apoio técnico das federações portuguesas das modalidades envolvidas, sob a coordenação geral da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), com o governo assinou um contrato-programa de cooperação, para o qual disponibilizou cerca de um milhão de euros.
“O desporto é o suplemento diplomático” – afirmou Alexandre Mestre, Secretário de Estado do Desporto e Juventude – no acto de apresentação dos VIII Jogos Desportivos da CPLP, esta terça-feira efectuado.
Partindo de uma frase da autoria do francês Pascal Boniface, que adaptou a estes Jogos, Alexandre Mestre sublinhou que foi por intermédio da diplomacia do desporto que se criou a génese da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, uma organização que agrega milhões de cidadãos que falam português em todo o mundo.
Sobressai, neste tipo de encontro, a ética e o fair play, integrado no projecto, sempre ambicioso, do Espírito Desportivo, que Portugal comemora ao longo de todo este ano de 2012, se bem que seja um “mandamento” para toda a vida, desde o nascer.
Augusto Baganha, presidente do novel Instituto Português do Desporto e Juventude; Carlos Cardoso, presidente da CDP e Domingos Simões Pereira, Secretário Executivo da CPLP; e José Bizarro, Vereador da Câmara Municipal de Mafra, foram outros dos dirigentes políticos e desportivos que estiveram presentes.