Terça-feira 23 de Novembro de 1875

Sebastian Coe começou com ouro italiano

sebastien-coeJogos Olímpicos de Londres

O dia de hoje, sábado (7 de Abril) é muito especial para Lord Sebastian  Coe, presidente do comité organizador dos Jogos Olímpicos de Londres, porque, em 1980, em Vigevano (Itália) ganhou a primeira edição da “Scarpa d’Oro”, corrida com 8 km corrida de estrada.

Segundo Gianni Merlo, jornalista italiano e actual presidente da AIPS (Associação Internacional de Imprensa Desportiva) – autor deste artigo no site da associação – Sebastian Coe não sabia em que distância participaria nos Jogos Olímpico desse ano, se nos 800 ou nos 1.500 metros. Motivo pelo qual pensou em tomar parte numa corrida em estrada para testar a sua capacidade.

No entanto, Coe acabou por estar no Corta Mato dos 5 Moinhos (prova internacional que se efectua, ainda hoje, em San Vittore Olona (perto de Milão), embora sem saber que a corrida tinha 12 km.

Após a prova, Gianni encontrou Coe num restaurante, falaram e aí ficou decidido que Coe iria fazer uma prova que ele próprio, Gianni Merlo, iria propor-se fazer no local onde morava (Vigevano), numa das mais belas praças italianas. E com data marcada para 7 de Abril de 1980.

Continuando o relato desta odisseia, Gianne preparou tudo para a prova, com um total de 8 km, num percurso (em estrada) feito duas vezes. Só que tinha pedras soltas a mais e o pai de Coe disse que ele não correria para não ter mazelas.

Gianni, por esse motivo, foi obrigado a mudar de percurso, o que obrigou a mudar tudo e colocar a vila em alvoroço a partir das 8 horas da manhã do dia da prova, já que teve de convencer a polícia local das alterações propostas. Conseguiu convencer tudo e todos e Coe aprovou o novo circuito.

Coe iria ter como adversários dois dos principais fundistas italianos dessa altura, como foram os casos do super campeão Alberto Cova e Marco Marchei que, antes da prova, comentaram que se ele fugisse logo ao princípio que o deixaria ir até “rebentar” e depois ganhariam a prova. Só que Coe fugiu e ganhou a prova com grande vantagem.

Curioso é o facto de que o patrocinador foi um produtor se sapatos, que pagou a viagem desde Londres e ofereceu-lhe três pares de sapatos. Se fosse hoje, eram precisos milhares largos de euros ou libras. Como os tempos são diferentes.

No repasto, após a prova, Coe fez o anúncio que muita gente esperava: “Na Olimpíada de Moscovo vou correr os 800 e 1500 metros.”

Três meses depois, Sebastian Coe conquistou o ouro em 1500 e a  de prata de 800.

Coe voltou a Vigevano em 1983, vencendo de novo, quando era o detentor do recorde mundial 800m.

Agora, Coe é o responsável pelo comité organizador dos Jogos Olímpicos em Londres. Pode dizer-se, segundo Gianni Merlo, que Vigevano foi o primeiro passo que Coe deu para ser campeão olímpico e, agora, ser o seu responsável máximo.

Uma boa história, na primeira pessoa, a pouco mais de 100 dias para o início da olimpíada deste ano.

 

 

© 1875 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.