LIGA ZON/SAGRES – 25ª jornada
De primeiro para terceiro (Braga), de segundo para primeiro (Porto) e de terceiro para segundo (Benfica) assim foi “a dança” da 25ª ronda da competição máxima do futebol em Portugal, mantendo estes três baluartes do desporto nacional na luta pelo título.
Nos desfechos desta ronda, realce-se que o Benfica e o Porto redimiram-se dos empates alcançados na primeira volta
Ainda de grande significado foi a vitória do Sporting, fora de casa, depois de cinco meses sem ganhar e a mais ou menos esperada (que saiu por sorte ao Benfica) derrota do Sporting de Braga na Luz, depois de 13 vitórias consecutivas. É caso para dizer, que o “azar” estava mesmo atrás da porta.
Também de grande significado foi o triunfo do Vitória de Setúbal em Barcelos (onde o Sporting perdeu há 15 dias), que o fez catapultar para o 9º lugar, praticamente fora da descida, por onde já andou.
O Nacional, em casa, “desforrou-se” da derrota sofrida no Rio Ave e Beira-Mar, Marítimo e Guimarães fizeram o pleno de vitórias (primeira e segunda volta).
Na classificação, dois pontos continuam a separar os três primeiros, enquanto o Marítimo se “agarra” ao 4º lugar, ante o desespero do Sporting (5º), embora separados apenas por um ponto.
Guimarães, Nacional e Olhanense mantiveram os seus lugares (6º a 8º).
O maior salto foi dado pelo Setúbal (de 12º para 9º), isolou-se com 27 pontos, embora separado do grupo que se segue (Gil Vicente, Paços Ferreira, Rio Ave, Beira-Mar e Académica) por apenas quatro pontos, perfeitamente insignificante (ou não) para as cinco jornadas que ainda faltam.
Na cauda, União de Leiria e Feirense são mais últimos e parece que tem o destino – da descida à Liga de Honra – marcado. A não ser que um hipotético (nada oportuna nem ética e muito menos desportiva) alargamento (ou “liguilla” de apuramento) se venha a realizar. Por motivos de compromissos eleitorais, isto é, só se é eleito se cumprir o que promete, nem que seja lesa futebol ou lesa desporto. É Portugal no seu melhor!. Hoje como sempre!
Nos marcadores, Lima (Braga) bem tentou-se marcar na Luz mas disso foi impedido, em especial pela grande penalidade que ficou por marcar contra os homens da águia. Mantém o comando (19), com mais um golo do que Cardozo (Benfica), enquanto apenas James (Porto) e Michel (Paços Ferreira) “subiram” mais um pouco ao marcarem nesta ronda 25, entre os 14 primeiros.
O Sporting-Benfica (2ª feira, dia 9 – 20h15 – ainda com sabor a Páscoa) é o prato forte da jornada 26, muito bem acompanhado pelo Braga-Porto (sábado, dia 7 – 20h30) onde, uma vez mais, vai estar em discussão os três primeiros lugares do campeonato. E, com isso, uma putativa nova mudança de comandante…ou não. Como se costuma dizer, “prognósticos só … no final”. Aguardemos.
Sexta-feira Santa haverá três jogos: U. Leiria-Gil Vicente (17h), Beira-Mar-Académica (18h) e Setúbal-Guimarães (20h15) e no sábado haverá mais três jogos: Olhanense-P. Ferreira (16h), Rio Ave-Feirense (16h) e Maritimo-Nacional (18h30), este último a colocar o “caldeirão” a ferver, se bem que os alvinegros estejam a 16 pontos dos maritimistas. Pode é “ajudar” o Sporting a fugir.
Seja por que motivo for, importa é que haja Respeito, Fair Play e Espírito Desportivo.