22ª Meia Maratona de Lisboa
Rui Silva, Jessica Augusto e Dulce Félix são o trio de atletas portugueses que, este domingo, na tradicional meia-maratona de Lisboa, vão testar a capacidade física de cada um com vista à presença nas maratonas de Abril próximo, aqui a pensar em Londres.
O atleta do Sporting (recorde pessoal de 1.03.00 em Outubro de 2010, no Porto) vai estrear-se nesta distância (com o objectivo de estar em Londres) no dia 15 do próximo mês, em Roterdão (Holanda), de gratas recordações para os portugueses. Fazer menos de 2.13.00 é a meta.
Manuel Damião e Youssef el Kalay discutirão a primazia no pódio português – os africanos deverão dominar os primeiros dez lugares, como é normal – onde o eritreu Zerzenay Tadese, na qualidade de recordista mundial (58.23) quando venceu em Lisboa (2010). assume a primazia plena. É que também venceu o ano passado (58.30).
Por seu lado, Jessica Augusto – depois da passagem pela meia do Funchal em bom ritmo – regressa às corridas em Portugal, com o mesmo objectivo de Rui: chegar a Londres. Embora já tenha mínimo do ano passado, Jessica tem que provar que estará bem e, por isso, a presença na meia de Lisboa. Dulce Félix está na mesma situação, é a recordista nacional (1.08.33, o ano passado) e ganhar no domingo está nos seus planos. Tanto mais que a principal favorita, a queniana Edna Kiplagat, não virá a Portugal.
Evento que vale pela participação de mais de 35.000 cidadãos (nacionais e estrangeiros) que vão passar (para contar mais tarde à família) pela ponte 25 de Abril. A chegada terá lugar em Belém, frente ao Mosteiro dos Jerónimos.