Sexta-feira 24 de Novembro de 3758

Português como língua oficial

antidopagemLuta contra dopagem

Portugal e o Brasil conseguiram uma das maiores vitórias no panorama mundial na luta contra a dopagem no desporto, ao levarem a Agência Mundial Antidopagem (AMA) a implementar o primeiro programa desta agência em língua portuguesa.

Depois de aturado trabalho junto da administração e com o peso “substantivo” de mais de 200 milhões de cidadãos que falam português, a AMA deliberou integrar esta língua no Programa ADAMS, sistema através do qual os atletas passarão a indicar a sua localização nas 24 horas do dia, saber os resultados dos controlos a que são submetidos e apresentarem o pedido para autorização de utilização de substâncias proibidas como forma terapêutica, aliás como já se passa em alguns países.

A novidade é que todos os documentos a preencher será em português. Atendendo à realização do mundial de futebol (2014) e jogos olímpicos (2016) no Brasil, por certo que esta alteração vai ter elevado impacte exigindo, ainda assim, aos atletas (dirigentes, técnicos ou médicos que o acompanhem) que tenham um “staff”, mais ou menos profissional, para tratar de todos estes assuntos.

Este é também um dos resultados mais visíveis do protocolo de cooperação que Portugal e Brasil assinaram anos atrás e que está para durar.

© 3758 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.