O Inverno 2011/2012 tempo frio e por reduzida precipitação em Portugal continental.
As condições extraordinárias de um anticiclone de bloqueio na região atlântica entre o Continente e os Açores e que se estendeu em direção à Europa Central, desde meados de dezembro 2011 até final de fevereiro 2012, foi o que motivou a quase ausência de precipitação segundo informação prestada pelo Instituto de Meteorologia, I.P.
Segundo o IM, durante este período registaram-se valores em média no continente na ordem dos 64mm, o que corresponde a cerca de 18% da precipitação normal da época (considerando o período de 1971-2000), por isso foi o inverno mais seco desde 1931.
Outro aspecto referenciado é a temperatura o ar que teve neste período, valores baixos da temperatura mínima, em muitos locais atingiu valores nunca vistos desde que existe registo . colocando este inverno como o terceiro com mais baixos valores de temperatura mínima desde que se iniciaram os registos.
No global estes factores colocaram em fevereiro Portugal num a situação de seca, dividido por dois níveis elevados, seca severa (68%) e seca extrema (32%).