Sexta-feira 24 de Novembro de 0518

Natália Dobrynska a rainha do primeiro dia

Natlia_Dobrynska1Mundial Pista Coberta

A ucraniana Natália Dobrynska foi a rainha do primeiro dia do mundial de pista coberta, que esta sexta-feira se iniciou em Istambul (Turquia), ao bater o recorde mundial do pentatlo com o total de 5.013 pontos, ultrapassando pela vez a fasquia dos 5.000.

O domínio desta atleta ucraniana foi total, pese embora a prova dos 800 metros tenha granjeado muita expectativa pela luta que a norte-americana Jessica Ennis (4.965) deu até final, ficando apenas a 48 pontos da nova campeã e recordista mundial. Medalha de bronze para Austra Skyjyte, com 4.802 pontos.

Em plano de destaque esteve ainda o norte-americano Ryan Whitting, que se sagrou campeão mundial no peso com um lançamento de 22 metros, novo recorde pessoal e o melhor mundial deste ano. O alemão David Storl conquistou a prata (21,88) e o polaco Tomasz Majewsi ficou com o bronze a 21,71, novo recorde da Polónia.

Registe-se que, na qualificação para a final, o argentino German Lauro, com 20,40, tinha batido o recorde do país e da América do Sul.

Recorde-se que, nesta prova, Marco Fortes não foi apurado para a final (10º na qualificação com modestos 19,83).

Relevo também para dois novos recordes nacionais com registos de grande valia. Foi o caso da consagrada australiana Sally Pearson, com 7,85 nas eliminatórias dos 60 metros barreiras, e do brasileiro Mauro Vinicius da Silva, com a melhor marca mundial do ano no salto em comprimento, com um salto a 8,28.

Neste dia inicial, foram batidos 38 recordes nacionais e 70 atletas melhoraram as suas marcas pessoais, o que é um bom indício, se bem que oriundos de países novos e ainda com pouca expressão nacional em internacional na modalidade, tendo em conta os resultados obtidos nas várias provas.

Este sábado, Sónia Tavares estará nas eliminatórias dos 60 metros, no que será a única portuguesa em competição.

 

© 0519 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.