Mundial de pista coberta
Sara Moreira, com problemas de ordem física desde o passado sábado (não consegue correr) – segundo notícia veiculada esta segunda-feira pela Federação Portuguesa de Atletismo – não estará no mundial de pista coberta, que sexta-feira se inicia na cidade de Istambul (Turquia), decorrendo até domingo, dia 11.
Assim sendo, a representação nacional está entregue a apenas dois atletas: Marco Fortes (peso) e Sónia Tavares (60 metros).
Competição que, de acordo com a Federação Internacional de Atletismo (IAAF), contará com perto de 1.300 pessoas, entre atletas e oficiais, sendo 349 atletas masculinos, 334 femininos e 616 oficiais, e que será um novo recorde em relação ao número de países inscritos: 172 contra os 147 de Valência, em 2008.
Em relação ao ínfimo número de atletas lusos presentes – o menor de sempre e contrariando a subida que se vinha verificando há já uma dezena de anos – podem colocar duas justificações: por um lado ser ano de Jogos Olímpicos e Campeonato da Europa, o que implica um maior esforço para o grupo dos mais cotados, pelo que preferem apostar apenas no ar livre ou, então, a comprovar também alguma crise que atravessa a modalidade em Portugal. A ausência de Francisco Obikwelu (campeão europeu) por lesão é outro motivo e os restantes interessados não comprovaram estar em condições.
Marco será o primeiro a actuar (6ª feira, pelas 9h55 locais), enquanto Sónia Tavares entrará em prova apenas no segundo dia (10h10).
Aguarda-se que Marco esteja na final, sendo esse objectivo mais difícil para Sónia.