LIGA ZON/SAGRES – 20ª jornada
Estando-se já em movimento para a 21ª jornada, no início do terceiro e último terço deste campeonato, por certo que o mais expectante é o que se poderá passar no Estádio da Luz na noite da próxima sexta-feira.
O Benfica-Porto, não sendo decisivo – ou até pode ser, pelo menos do ponto de vista psicológico – para quem perder é certo que ficará três pontos atrás do primeiro e não só: é que poderá igualar o Sporting de Braga, se este ganhar na Madeira.
Isto porque, entrando-se na última jornada realizada, os bracarenses “brindaram” os vizinhos de Guimarães com quatro golos sem reposta, o que talvez fosse imprevisível à partida, mas que aconteceu.
Com este resultado, o Braga manteve-se isolado no terceiro mas, por obra e (des)graça dos lideres, passou a ficar mais perto: apenas a uma vitória de poder “pular” para segundo ou ficar em igualdade de pontos com o segundo.
Esta foi a proeza maior nesta ronda 20, naturalmente baseada em mais um empate do Benfica, se bem que se possa juntar o grande salto do Vitória de Setúbal (de último para 13º) embora a diferença pontual seja mínima. Mas de mínimo a mínimo, enche a galinha o papo.
Entre o 4º (Marítimo) e o 12º lugar (Paços Ferreira) não houve mexidas, a não ser na questão pontual de cada um. Tudo calmo nesta ronda.
De resto só merece realce o facto do bracarense Lima ter atingido, isolado, o topo da lista dos melhores marcadores, com 15 golos marcados, seguido de Cardozo (14) e James (Porto) subiu ao terceiro lugar em parceria com Baba (Marítimo), ambos com 10.
Resultados completos: Marítimo, 1 – U. Leiria,0; Académica, 0 – Benfica, 0; P. Ferreira, 0-Nacional 2; Beira-Mar, 2 – V-Setúbal. 3 (a maior surpresa desta ronda); OOlhanense0 – Gil Vicente, 0; Sporting, 1 – Rio Ave, 0; F.C.Porto, 2 – Feirense, 0; Braga, 4 – Guimarães, 0.
Com estes resultados, Benfica e Porto ficaram empatados no topo e, como se referiu, entre o 3º e o 12º não se registaram mexidas. Mais abaixo, só o Setúbal deixou a lanterna vermelha para subir ao13º lugar. Vamos ver até quando, já que o adversário deste fim-de-semana dá pelo nome de Sporting.
A ronda 21 abre esta sexta-feira com o Benfica-Porto, dando-se o benefício aos encarnados porque joga em casa e quererá fazer melhor do que o empate (2-2) na primeira volta. Um jogo de nervos, esperamos que só dentro das quatro linhas, o que seria excelente. Vamos esperar, para ver, os comportamentos dos adeptos, os que “jogam” por fora.
Depois há o Setúbal-Sporting (0-3 na primeira volta) e o Nacional-Braga (0-2 e no sábado) – cinco clubes que ocupam os cinco primeiros lugares – seguindo-se, no domingo, Rio Ave-Beira-Mar (0-0), Feirense-Académica (0-4), Gil Vicente-P. Ferreira (2-1) e Guimarães-Marítimo (1-2). A fechar (segunda-feira) o U. Leiria-Olhanense (1-2).
Mais 24 pontos em disputa. Para dividir por quem? A principal incógnita!