A princesa da Tailândia Maha Chakri Sirindhorn, herdeira do trono inaugurou esta tarde numa cerimónia que decorreu nos jardins de Belém em Lisboa a Sala Thai.
{jathumbnail off}Numa cerimónia cheia de significado para Portugal e para o Reino da Tailândia, contou com a presença da primeira dama Maria Cavaco Silva, do presidente da CML António Costa e o Duque de Bragança D. Duarte , o pavilhão tailandês implantado em Belém é um marco das comemorações dos 500 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Vindo de Banguecoque, onde o pavilhão tailandês foi construído, fez a viagem de barco até ser colocado no Jardim Vasco da Gama em Belém, numa viagem que percorreu o trajecto dos navegadores de quinhentos quando pela primeira vez chegaram ao território que corresponde à Tailândia.
A Sala Thai revela detalhes que marcam o registo da cidade de Banguecoque e do nosso Jerónimos fonte de inspiração do arquitecto Athit Limmu autor do pavilhão. Na montagem a CML prestou apoio logístico, o pavilhão foi construído no prazo de seis meses.
No programa da visita a Portugal, da princesa da Tailândia Maha Chakri Sirindhorn, inclui a visita ao Museu do Oriente, ao Centro de Investigação da Fundação Champalimaud e estará presente num espectáculo cultural de música e dança tailandesas no Museu do Oriente quarta à noite.