F. C. do Porto recupera
Dois factos, quiçá os mais significativos, marcaram a ronda 19ª da Liga ZON/SAGRES: a recuperação do F. C. Porto em termos de desvantagem para o Benfica (agora apenas de dois pontos) e os três golos do bracarense Lima, que igualou Cardozo na liderança dos melhores marcadores.
{jathumbnail off}Em termos colectivos, sem dúvida que o campeonato beneficiou com a derrota do Benfica em Guimarães, que diminuiu a vantagem que tinha sobre os portistas (vencedores em Setúbal por 3-1), quebrando uma série de vitórias (que já ia nas dez), o que poderá dar outro ar na movimentação que começou agora quanto à definição do alinhamento das equipas neste campeonato 2011-2012.
Resta saber que impacte terá este resultado negativo na alma benfiquista, tanto mais que na próxima ronda haverá outra deslocação não menos difícil, pese embora a Académica não esteja no seu melhor momento, depois da goleada (4-1) sofrida na Madeira.
Na linha da frente, o Sporting de Braga continua a facturar com alguma naturalidade, desta vez pela eficácia de um Lima que, inspirado, meteu os três golos da formação e, com isso, agarrou Cardozo na liderança dos melhores marcadores (14 golos).
Sporting e Marítimo, que continuam empatados pontualmente e completam o quinteto de apurados para as competições europeias, viveram duas vitórias de forma diferente, apesar de valor os mesmos três pontos.
Os leões jogaram em casa e só venceram com um autogolo de Ricardo na sua própria baliza, tendo desperdiçado um a grande penalidade (Wolfswinkel atirou para defesa do guarda redes), queixando-se o Sporting do árbitro do jogo, que terá negado mais três grandes penalidades e a mostragem de mais três ou quatro amarelos aos jogadores do Paços de Ferreira. Mas se olhassem para dentro e reviessem a forma de jogar da equipa, depressa concluiriam que jogou muito mal.
Os madeirenses foram a Barcelos dizer como se baila na Madeira. O 3-1 foi elucidativo.
O Guimarães, com o triunfo sobre o Benfica, reforçou a 6ª posição e até ao 10º lugar o Nacional foi o mais beneficiado depois de ter goleado os estudantes de Coimbra por um expressivo 4-1, passando ao 7º posto.
Do 11º ao 16º, onde apenas se registou a troca do Leiria (de último para 15º), depois do empate, em casa, com, o Beira-Mar, descendo o Setúbal à última posição após a derrota com o F. C. Porto.
Nos marcadores, como se referiu, a nota principal foi a chegada de Lima à liderança, se bem que Toscano, autor do único golo em Guimarães, cumpriu o sétimo golo e integra o grupo constituído ainda Michel (Paços Ferreira), Hulk (F.C.Porto), Wolfswinkel (Sporting) e Cláudio (Gil Vicente), na 9ª posição.
Para o fim-de-semana (20ª ronda), que começa esta sexta-feira com o Marítimo-Leiria (3-1 na primeira volta), o destaque vai para o Académica-Benfica (sábado, 1-4), o Sporting-Rio Ave (domingo, 3-2) e o Braga-Guimarães (segunda-feira, 1-1), em especial porque envolvem cinco das equipas que estão classificadas nos seis primeiros lugares. O outro do grupo é o Marítimo (4º) que abre a jornada. que completará dois terços da competição.
Completam o ciclo – que atingirá dois terços da competição – os jogos Paços Ferreira-Nacional (0-1), Beira-Mar-V. Setúbal (0-1), Olhanense-Gil Vicente (1-1) e F.C.Porto-Feirense (0-0).