Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

O adeus do … Sporting

sportingLIGA ZON/SAGRES – 18ª jornada

Ao fechar-se a 18ª jornada, ainda antes de se atingir dois terços da competição, um dos putativos candidatos ao pódio – não se diria ao título porque cedo se percebeu que não havia ambiente para isso – ficou pelo caminho. Mais: a entrada na Liga dos Campeões também parece perdida.

Resta a UEFA. E se é verdade que seja mais acessível, ainda nesta situação, a verdade é que não pode descurar o actual estado de 8 ou 80, mais 80, mas, antes, tratar de “acelerar” o ritmo para ganhar mais pontos e, eventualmente, lugares.

Depois do 3-1 frente ao Nacional – dando a volta ao resultado pouco positivo (2-2) conseguido em Alvalade – que garantiu a presença na final da Taça de Portugal, bem se pode dizer que os “ares” da Madeira fizeram mal aos jogadores leoninos frente ao Marítimo (derrota por 2-0). O que ditou a saída imediata do técnico Paciência.

Com este resultado o Sporting mantém o 4º lugar mas agora a oito pontos do Sporting de Braga, que cimentou o terceiro posto ao derrotar o Setúbal por um expressivo 3-0.

No comando, nada de novo, com o Benfica – em dinâmica de campeão – a manter cinco pontos de vantagem sobre o F. C. Porto. Com os próximos dois jogos fora de casa (Guimarães e Académica), o Benfica terá de se empregar a fundo para não perder terreno ante os portistas, que vão a Setúbal este fim-de-semana e recebem o Feirense a seguir.

O Maritimo “colou-se” ao Sporting (mesmo número de pontos) e manteve também a vantagem (seis pontos) sobre o Guimarães, com o Gil Vicente a saltar para o 7º posto (estava em 10º), por descida do Olhanense.

Descidas e subidas em que estiveram envolvidas as equipas colocadas na segunda metade da classificação (8º e 16º lugar), aliás, onde se joga a questão da fuga à descida, numa labuta que poderá durar até à derradeira sessão.

O Olhanense tem 21 pontos e “comanda” este grupo de “guerra” aberta, segundo a ordenação: Académica (20), Nacional (19), Rio Ave e Paços de Ferreira (18), Beira-Mar (16), Feirense (15), Setúbal e Leira (14).

Nos marcadores, Cardozo (Benfica) mantêm a liderança, com 14 golos, mais três que Lima (Braga), que subiu ao segundo posto por troca com Baba (Marítimo), que se manteve com 10. Com 9 golos estão James Rodriguez (F.C.Porto) e Edgar Silva (Guimarães); com 8 estão Rodrigo e Nolitoo (Benfica) e Michel (Paços de Ferreira) e Wolfswinkel (Sporting) somam sete.

A ronda 19 – que segue a mais uma jornada europeia – inaugura-se na sexta-feira com o Rio Ave-Marítimo (1-2 na primeira volta), seguindo-se o Gil Vicente-Braga (1-3, no sábado), Leiria-Beira-Mar (1-0), Nacional-Académica (0-4), Feirense-Olhanense (2-1), Setúbal-F.C.Porto (0-3) e Sporting-Paços Ferreira (3-2, todos no domingo) e fechando na 2ª feira com o Guimarães-Benfica (1-2).

Mais uma ronda, mais 24 pontos em disputa. Quem amealha mais?

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.