Violência associada ao desporto
A Associação de Adeptos Sportinguistas teve oportunidade de marcar a diferença em relação a todos os outros grupos organizados de adeptos de clubes ao levar a efeito o V Pensar Sporting, um encontro aberto, fora do comum mas muito produtivos em termos de resultados positivos.
Além de ter “provocado” a presença de Alexandre Mestre, secretário de estado do desporto e Juventude, esta associação foi m ais longe e conseguiu contar também com o Director Nacional da PSP (embora nas funções de presidente da comissão de prevenção da violência associado ao desporto do Conselho da Europa).
O Intendente Luís Elias, chefe da área operacional do Comando de Lisboa da PSP, que coordena a segurança dos eventos desportivos e outros parceiros que, durante um dia, ajudaram à análise feita a um conjunto de áreas de grande interesse – e atém impacto – para todos aqueles que pretendem ir ao futebol sem estar a pensar nos problemas que vão surgindo semana a semana.
Acção que teve ainda a presença de Godinho Lopes, presidente do Sporting – além do “expert” em Marketing Pedro Dionísio (ISCTE) e do italiano Riccardo Bertolini, director da Associação de Adeptos Europeus e My Roma – sob a coordenação de Pedro Faleiro Silva, o agora ex-presidente da Associação de Adeptos Sportinguistas, que passou a “pasta” a Nuno Manaia Costa a terminar o evento.
José Nobre Guedes e Paulo Pereira Cristóvão fizeram as honras da casa, o primeiro a falar sobre o investimento feito, desde que o novo estádio foi construído e até aos dias de hoje (que já custou ao clube cerca de um milhão de euros) e, o segundo, a dar a novidade de mais um investimento de 500 mil euros para a aquisição de mais 250 novas câmaras (CCTV) de vídeo-vigilância, a inaugurar no jogo com o Benfica.
Os recentes casos de violência no Estádio de Alvalade e na Luz foram tema de debate aceso, em especial o realizado em casa dos leões, onde a situação foi despoletada (segundo a PSP) por um adepto sportinguista.
Ficou registado o empenho do governo (e também das forças de segurança) na luta contra a violência associada ao desporto, sendo necessário campanhas, mais ou menos massivas, de promoção da ética, do fair play e do não à violência, tendo Alexandre Mestre divulgado que no dia 27 deste mês, no Teatro Camões (Expo), será apresentado oficialmente o Plano Nacional para a Ética no Desporto.