Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

DOPING – Operação Puerto

jan-ulrEx-ciclista Jan Ullrich punido com dois anos

O ex-ciclista alemão Jan Ullrich, 38 anos, foi punido com dois anos de suspensão, depois que o Tribunal Arbitral do Desporto, hoje, em Lausanne (Suiça), analisou os recursos que se encontravam pendentes sobre este assunto.

A pena é retroactiva a 22 de Agosto de 2011, tendo Ullrich ficado a saber também que os resultados que obteve a partir de Maio de 2005 e até ter terminado a carreira, foram todos anulados.

A sanção respeita ao célebre processo “Operação Puerto”, desencadeada em 2004 pela Guardia Civil de Espanha, quando apreendeu documentos e materiais no apartamento do médico Eufemiano Fuentes, incluindo provas de possíveis crimes de doping por atletas.

Em 30 de Junho de 2006, Jan Ullrich foi suspenso pela sua equipa de ciclismo profissional, T-Mobile, e foi retirado do Tour de France 2006. Em 21 de Julho de 2006, T-Mobile demitido Jan Ullrich. Entretanto, o Comité Olímpico Suíço, chamado a analisar o assunto, nada decidiu, motivo pelo qual, em Março de 2010, a UCI apresentou um apelo ao Tribunal Arbitral do Desporto solicitando uma suspensão vitalícia e desqualificação retroactiva de todos os resultados obtidos a partir 29 de Maio de 2002.

Chegou ao fim mais um processo complexo na história da luta contra a dopagem no desporto, no que se considera mais uma vitória do sistema de controlo que vigora sob a égide da Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA), mais a mais depois de ter sido também sancionado o espanhol Alberto Contador, outra figura mítica do ciclismo mundial.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.