Ao alcançar a medalha de ouro – ao quarto combate – no Grand Slam, importante torneio efectuado em Paris, Telma Monteiro conseguiu um dos maiores êxitos da sua carreira (comparativamente com outros êxitos e medalhas) alcançados noutras competições de grande porte.
Para chegar à final da categoria (57 kg), Telma beneficiou de descanso na primeira ronda e depois mandou ao “tapete”, por “ippon” (o máximo de pontuação), a espanhola Isabel Fernandez, a mongol Battugs Tumer-Od e a francesa Sarah Loko.
Seguindo-se a meia-final, frente à norte-americana Marti Malloy, Telma teve de estar no tapete durante os cinco minutos do combate para justificar que era a mais forte. Que foi confirmado com um yuko.
A final foi como que um rápido passeio para Telma. Ainda se estava a “arrumar” no tapete, quiçá “procurando” o local ideal para resolver o assunto depressa, quando Telma atacou e fez a japonesa Aiko Sato “aterrar”, de costas, no tapete. Um triunfo em apenas nove segundos. Formidável.
Recorde-se que Sato é a campeã mundial em título e que Telma Monteiro já é, desde 2007, presença habitual no pódio deste Grand Slam: dois terceiros lugares (2008 e 2011) e um segundo (2007, ainda nos -52 kg). O ouro deste sábado foi a “cereja sobre o bolo”.
As outras portuguesas estiveram aquém do que se podia esperar: Leandra Freitas venceu o primeiro combate contra a francesa Maryne Lebo, por “yuko”, mas perdeu com a italiana Valentina Moscatt, por “waza-ri”; Ana Hormigo (48 kg) venceu a também francesa Gabrielle Scarlett Já Joana Ramos, nos -52 kg, ainda venceu a ucraniana Maria Buiok (yuko), perdendo de seguida com a russa Natalia Kuziutina por “ippon” mas foi afastada logo de seguida pela brasileira Sarah Menezes, por “yuko” e Joana Ramos (-52 kg), começou por ganhar à ucraniana Maria Buiok, por “yuko”, perdendo com a russa Natalia Kuziutina, por “waza-ri”.
Ana Hormigo, a melhor portuguesa nos Jogos de Pequim2008, encontra-se a três lugares do apuramento para Londres.
No sector masculino, Gonçalo Mansinho (-60 kg) ficou isento na primeira ronda mas à segunda foi eliminado pelo francês Thomas Codaux-Duc; Andrei Veste (-66 kg) também ficou isento na ronda inicial mas na segunda perdeu com o letão Andrei Kozlavs; Jorge Fernandes (-73), isento na ronda, perdeu na segunda com o russo Zellmkhan, e Nuno Saraiva (-73 kg) foi afastado logo na primeira ronda pelo francês Gilles Bonhomme.
Para a manhã deste domingo está prevista a participação de Yahima Rodriguez (78 kg) e Diogo Lima (81) nas respectivas competições do dia.