Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Liga “SAGRES” – Jornada a jornada

sporting_k_rumo2Sporting a descer, Nacional o que mais subiu

Completada a 16ª jornada (primeira da segunda volta) da Liga Sagres, dois factos salientam-se dos restantes: o Sporting ficou (muito) mais longe da Liga dos Campeões e o Nacional da Madeira foi o ganhador da ronda.

No caso dos leões, a situação continua periclitante e preocupante. Em seis jogos realizados em 2012 ainda não ganhou. Mais grave: em cada jogo acontece sempre algo mais ou menos esquisito, por norma (e em defesa do grupo) sempre defendido pelo presidente do clube, Godinho Lopes, em especial Domingos Paciência que, como se sabe, não joga a bola. Se os onze que lá estão dentro não tem arte nem manha para a favor da equipa, o que poderá fazer o técnico com uma, duas ou três substituições?

Sendo o líder, não pode (muito menos deve) entrar em linha com os restantes comentários que vem de dentro, do balneário, embora da estrutura dirigente, por vezes em tom mais forte de outros, colocados do lado de fora, que falam antes de pensar.

Para um balneário forte não basta ter gente (muita); essa gente tem que saber estar e ser activa em várias vertentes, para “atacar” os problemas com conhecimento de causa, intrínseca e ou extrínseca. E enquanto é tempo.

Pela positiva está o Nacional que, com o triunfo sobre o Feirense – aproveitando ainda o desaire do Beira Mar e o empate do Olhanense – subiu do 11º ao oitavo posto, com os mesmos pontos da Académica e a um do Guimarães, vimaranenses que receberão os madeirenses na próxima jornada, antes de mais uma paragem para a Taça de Portugal, onde o Nacional receberá o Sporting para o tira-teimas final (segunda-mão) a caminho da final.

O Setúbal, ao perder com o Paços de Ferreira, desceu ao 15º lugar, tendo aproveitado o União de Leiria para trocar (para cima) com os setubalenses ao empatar em Coimbra. Na zona de descida, estão o Paços Ferreira, Setúbal, União Leiria, Rio Ave, Feirense, Gil Vicente e Beira Mar, dada a existência de apenas dois pontos entre o 10º e o 15º.

Antecipando a próxima jornada (17ª), jogos a acompanhar com mais prioridade são Gil Vicente-Porto e o Feirense-Benfica, na luta pelo título a dois; o Maritimo-Braga em luta – ainda com o Sporting – para o 3º posto, pelo que o Sporting-Beira Mar também vai estar recheado de “nervoso miudinho”, mais a mais em Alvalade.

Setúbal e Leiria tem que pensar em ganhar os jogos com o Olhanense e o Paços de Ferreira, respectivamente, sob pena de não saírem do fundo da tabela.

Por isso, esteja atento ainda ao Guimarães-Nacional, que abre a jornada, na sexta-feira, pelas 20,15 (Sporttv), seguindo até 2ª feira (dia 30), sendo de salientar o Sporting-Beira Mar pelas 17 horas de domingo.

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.