Depois de seis anos, os pódios das corridas masculina e feminina voltaram a falar português na 37ª São Silvestre de Amadora, com os triunfos de Manuel Damião (Maratona) e Marisa Barros (Benfica), competição efectuada ao início da noite deste sábado.
Na prova masculina, Damião e o eritreu Kifle lideraram de princípio a fim, tendo na primeira parte do percurso a companhia do queniano Evans Kiplagat, que a meio já estava fora da vitória.
Bem lançados, Damião (2º o ano passado) e Kifle (terceiro na mesma edição) continuaram “ombro-a-ombro” até à parte final da corrida, onde Damião impôs um maior ritmo e chegou em primeiro (29.00), com uma vantagem de dois segundos. Terceiro lugar para Kiplagat (29.20).
Na prova feminina, Marisa Barros foi-se embora logo após o tiro de partida, liderando e imprimindo um ritmo de tal maneira forte que não houve ninguém para lhe fazer frente até final, onde chegou com o tempo de 33.23.
Com um excelente final, Clarisse cruz obteve um importante segundo lugar (34.12) e em terceiro ficou Nazareth Weldu (Eritreia), com 34.27.