Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

DOPAGEM – Casos Positivos nos Jogos Árabes

Arab-Games-Doha-2011Catorze casos positivos para doping foi o saldo menos bom dos Jogos Árabes, que tiveram lugar em Doha, no Qatar, competição que reuniu elevado número de atletas de vinte e um países da Arábia, com prémios pecuniários de elevado valor.

A incidência dos casos positivos verificou-se no atletismo e o “body building”, tendo sido esta acção considerada como importante, inclusivamente a favor da própria organização, que não descurou a parte das ciências médicas dos competidores em presença.

A actividade – segundo a informação veiculada pela Associação Internacional de Imprensa Desportiva (AIPS) – desenvolveu-se ao longo de duas semanas e o grande vencedor acabou por ser o próprio Qatar que, face ao investimento feito em termos globais, conquistou o maior número de medalhas de sempre nestes campeonatos, duplicando o que tinha conseguido em 2007.

As competições também coincidiram com o Dia Nacional do Qatar e, no mesmo dia, o Clube de Futebol Al-Sadd conquistou o terceiro lugar na FIFA World Cup Clubs 2011, em jogo realizado no Japão,o que foi saudado em Doha.

Estes campeonatos árabes serviram como teste para a realização dos Jogos Olímpicos de 2020, no Qatar, considerando que toda a regulamentação destes jogos tiveram como base não só a do Comité Olímpico Internacional como de algumas federações Internacionais, como a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e de Natação, que certificaram tudo na respectiva área de intervenção.

Durante estes jogos, foi decidido que os próximos serão em 2015, no Líbano.

Jornalistas árabes e pessoal de comunicação social do resto do mundo, que estiveram presentes, estrearam as novas instalações Centro de Imprensa, no Qatar S. Clube.

Em termos finais, foi realçado que se verificou um sucesso em termos de organização, competições, multidões, comunicação social e cobertura televisiva, bem como o número recorde de atletas participante e de grupo.

Foi também a primeira vez na história dos jogos de árabes que foi posta em prática a construção de uma “aldeia para atletas”, estando atenta aos Jogos Olímpicos de 2020.

 

 

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.