SÃO SILVESTRE DA AMADORA
Leonor Carneiro, Anália Rosa (ambas do Maratona), e Doroteia Peixoto (Joane), que valem metade da equipa portuguesa que conquistou a medalha de prata no recente europeu de crosse, vão abrilhantar a São Silvestre da Amadora deste ano.
{jathumbnail off}A competição, que esta segunda-feira foi apresentada na Biblioteca Piteira Santos (Amadora), cumprirá no dia 31 (18 horas) a 37ª edição, sempre com o brilho que a tem catapultado para o melhor lugar no ranking nacional de provas de estrada na distância de 10 km, tendo como parceiros principais o Continente, a Câmara Municipal da Amadora e Os serviços Municipalizados de Água de Oeiras e Amadora.
As referidas atletas vão dar luta a Marisa Barros (Benfica), que já tem mínimos (embora na Maratona) para Os jogos Olímpicos de Londres’2012
Para além destas, segura está também a presença de Sandra Teixeira, Clarisse Cruz, Solange Jesus e Sara Pinho (todas do Sporting) para já a única formação completa na luta pela vitória colectiva.
A russa Eugenia Danilova, segunda o ano passado, volta à Amadora para tentar vencer, tendo como adversárias, além das portuguesas, Rebecca Cheptegei (Uganda), medalha de bronze nos 5.000 metros dos campeonatos militares (pista) e ainda Nazareth Weldu (Eritreia) e Marta Tigabea (Etiópia).
No sector masculino, Manuel Damião, segundo lugar no ano passado, é a principal estrela. Luís Pinto e Hélio Gomes (Sporting), Ricardo Vale (Sporting de Braga) são mais três portugueses em presença.
Amanuel Mesei (Eritreia), finalista no mundial de Daegu (este ano) nos 5.000 metros, onde foi 11º na final, surge como o mais forte candidato ao pódio, a par de Simon Ayeko (Uganda), num trio que é completado com Cutbert Nyasango (Zimbabwe), que também esteve no mundial de Daegu.
Para “apimentar” mais o espectáculo, também se realizará uma prova de cicloturismo em colaboração com o Grupo Cicloturismo Estrelas da Amadora, sendo que a abertura deste evento será feito pelo Clube dos FIAT 500/600 e pela Confraria dos Amigos dos 4L (Renault).
As inscrições ainda podem feitas, com os interessados a poderem saber como visitando a página da São Silvestre da Amadora.