Sábado 01 de Novembro de 3169

“Sim aprovo..É um óptimo exemplo para outras coisas que podem estar em falta no nosso país.”

16Dez_2037_L_Nelson_Salv_jdm_cnSalvador Mendes de Almeida, o fundador da Associação Salvador, atestou hoje todas as especificidades de um veleiro “LORD NELSON” desenhado propositadamente para facilitar o acesso a pessoas com limitações físicas.

{jathumbnail off}O Grande Veleiro “Lord Nelson”, que está atracado na Doca de Alcântara, em Lisboa, recebeu a visita da Associação Salvador (IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social) com o objectivo de conhecer as instalações criadas para receber pessoas portadoras de deficiências motoras.

Destaque para o convés da embarcação que tem uma barra mais saliente para os deficientes visuais saberem onde16Dez_2123_L_Nelson_Salv_jdm_cn estão e assim se poderem orientar. Toda a mastreação está também colocada a um nível mais baixo para os tripulantes de cadeira de rodas ter acesso a todo o equipamento. Para uma maior segurança a bordo cada pessoa portadora de deficiência é acompanhada por outro velejador mais experiente.

John Ethridge, Capitão do Lord Nelson, que conduziu a visita guiada, falou das características únicas do veleiro: “Podemos receber até oito pessoas em cadeira de rodas, para além de pessoas portadoras de outras deficiências, porque o veleiro é totalmente adaptado.”

Marta Lobato, manager do projecto Tall Ships Races Lisboa 2012, revela que o Lord Nelson vai voltar a velejar em águas portuguesas aquando da realização do evento: “Este veleiro já está inscrito para as Tall Ships Races 2012 e está aqui para nos mostrar as suas características muito raras e também para nos dar força para conseguirmos embarcar mais jovens em veleiros como este. O Lord Nelson vai estar presente em Lisboa, outra vez, em Julho de 2012 e esperamos que toda a gente acompanhe o evento.”

16Dez_2137_L_Nelson_Salv_jdm_cn“Foi muito gratificante receber o Salvador. Temos, em teoria, todas as informações do veleiro, todas as suas características e adaptações, mas foi fundamental ter cá vindo uma pessoa portadora de deficiência, como o Salvador que pôs as coisas em perspectiva e confirmou que, na prática, o veleiro está realmente bem adaptado”, realça a responsável da APORVELA.

Salvador mostra-se emocionado pelas condições que a embarcação proporciona: “Há uma grande preocupação a bordo do Lord Nelson que é poder incluir na tripulação pessoas portadores de deficiência, independentemente da deficiência. É perfeitamente adaptado para cadeiras de rodas, que pode ser considerada a deficiência mais limitadora, mas é igualmente adaptado para pessoas cegas. Este veleiro devia ser exemplo para tantas outras áreas onde este tipo de inclusão e adaptação falha. É um óptimo exemplo para outras coisas que podem estar em falta no nosso país

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© 3170 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.