Decorreu hoje uma operação pela ASAE a nível nacional de controlo de estrada para fiscalizar as condições de transporte e distribuição de bens alimentares.
Um dos pontos de fiscalização foi após as portagens da do Pragal onde foram verificadas mais de 7 dezenas de viaturas, onde se verificaram 3 situações irregulares.
“Existe hoje uma maior consciencialização por parte dos agentes económicos, do sentido de ter um maior cumprimento das regras, por isso existir relativamente a anos anteriores poucas contra-ordenações neste dia”, disse o inspector-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), António Nunes.
O balanço nacional, foram fiscalizadas 554 viaturas e instaurados 24 processos de contra ordenação e 2 processos-crime. As principais infrações, de natureza contra ordenacional, detetadas foram a falta de requisitos de higiene nas viaturas de transporte, falta de documentos de acompanhamento, temperaturas não adequadas aos géneros alimentícios em transporte e falta de requisitos nos géneros alimentícios.
As infrações de natureza criminal detectadas foram a de contrafação e a de suspeita de produtos furtados, foram apreendidos 1.438 kg de géneros alimentícios (amêijoa, pescado e hortofrutícolas) e 5.030 peças de vestuário suspeitas de contrafação e de serem furtadas. O valor total dos produtos apreendidos ascende a 8.000 euros. A taxa de incumprimento foi cerca de 5%.
Ainda no decurso desta acção foram entregues ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) 8 indivíduos em virtude de se encontrarem indocumentados.