Comité Olímpico Internacional
A recordista “mundial” de presenças em campeonatos mundiais de atletismo, a marchadora Susana Feitor, é a única candidata portuguesa – entre os 21 que constam da lista divulgada pelo Comité Olímpico Internacional – a um dos quatro lugares em disputa.
A decisão será tomada no decorrer da Olímpiada de Londres, o ano que vem, cumprido que é o mandato quadrienal. Os que forem eleitos vão substituir os actuais membros Hicham El Gerrouj, Rania Elwani, Frank Fredericks e Jan Zelenzy.
Criada em 1981, a Comissão de Atletas do COI é a ligação entre atletas olímpicos e o COI, e serve como voz dos atletas dentro do Movimento Olímpico. Desde 1996, a maioria dos membros da Comissão (12 de 19) foram eleitos pelos seus pares durante a edição dos Jogos Olímpicos.
A lista de candidatos apresenta alguns dos maiores nomes no desporto mundial, que representam modalidades como o tiro, judo, andebol, taekwondo, remo, natação, canoagem, atletismo, arqueiros e ténis de mesa e que já participaram em Jogos Olímpicos.