A frase é de Manuel Alegre num texto publicado hoje no seu sitio oficial na internet, no qual o poeta fala da ultima cimeira da UE.
Manuel Alegre começa por dizer que “A Cimeira teve um desagradável odor a Pacto de Munique. Vitória da Alemanha em toda a linha. Tudo de cócoras. Ninguém se indigna com este atentado à Democracia? A Alemanha parece estar a reconstruir um projecto político e económico de natureza imperial.”.
O ex-candidato à Presidência da Republica questiona-se se o objectivo será “fazer dos países do Sul colónias empobrecidas, com exércitos de desempregados e salários baixos? De que estão a rir-se nas fotografias Durão Barroso e os outros dirigentes europeus?”.
Recorde-se que a cimeira de Bruxelas da passada semana , foi conclui da com o acordo para o reforço do euro, para o qual não contou com o voto de Inglaterra e mais 3 países.
Para Manuel Alegre “Acrescentou-se crise à crise e deu-se mais uma machadada na democracia. Não podemos ter mais ilusões. É preciso repensar Portugal e a Europa. É preciso resistir e preparar alternativas. É preciso reforçar a dimensão atlântica de Portugal. Não temos vocação de lacaios nem de colónia de uma Alemanha que está a utilizar os especuladores, a austeridade e a recessão para subverter a UE e pôr de joelhos os Estados europeus.”