Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Greve Geral na Margem Sul

24nov_1026_Greve_Geral_cnA jornada da Greve Geral de hoje, teve logo pela madrugada um ponto alto ao juntar CGTP-IN e UGT, noss piquetes na AUTO Europa, Carvalho da Silva e João Proença estiveram presentes no local..

{jathumbnail off}

Os lideres das centrais sindicais a adesão desta vez foi superior à do ano passado, por isso a Greve Geral mostrava já que era uma “enorme greve geral”.

O caso da Auto Europa é um destes casos de sucesso com a própria empresa a não efectuar neste dia, a produção de viaturas, por não ter garantias de ter o capital humano e material para o realizar.

Após esta acção junto desta marca de sucesso laboral em Portugal, João Proença foi junto do piquete nos 24nov_1119_Greve_Geral_cntransportes Urbanos do Barreiro, onde já estava o dirigente máximo do SINTAP – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos – Nobre dos Santos.

Nobre dos Santos iria estar mais tarde junto da entrada do Hospital Garcia da Orta em almada onde fez o balanço da adesão no sector da saúde, “registamos adesões acima das verificadas na Greve Geral do ano passado”, mais tarde em nota para a imprensa o SiNTap afirmou “dados relativos a sectores como a saúde, a educação e repartições públicas (segurança social, finanças, etc.), que estão também a verificar elevadas taxas de participação, com 24nov_1170_Greve_Geral_cnmuitos dos serviços encerrados”.

Noutro ponto da Margem sul no centro de recolha da CM do Seixal, não estava piquete Greve, mas os portões estavam fechados com o parque cheio de viaturas, no ponto emblemático da luta sindical a Siderurgia em Paio Pires encontramos um piquete de greve, que nos disse “quem faz greve não vem aqui”, um cenário idêntico no estaleiro da CM Almada onde encontramos o piquete de Greve e portões fechados e parque cheio, aqui o sentimento dos trabalhadores no local é que “não se vai lá só com esta greve geral, mas é a demonstração que o povo não está com estas medidas, o povo elegeu oeste governo, não elegeu a TROIKA”, em qualquer destes locais sentimos que os trabalhadores e seus sindicatos estão firmes na convicção de que as politicas tem de ser e irão ser alteradas.

24 Novembro fica como marca na24nov_1218_Greve_Geral_cn história do movimento sindical em Portugal, bem como o dia seguinte ficou na história de Portugal – 25 Novembro, o que separa as datas são 36 anos (1975-2011).

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.