A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) assinaram um acordo de parceria, por dois anos, que visa apoiar a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), bem como aproveitar ainda o poder do voleibol para promover uma mudança social em todo o mundo.
O acto de assinatura decorreu esta terça-feira no Estádio Yoyogi (Tóquio) à margem da realização do mundial feminino e foi subscrito pelo Assessor Especial do Secretário-Geral para o Desporto, Desenvolvimento e Paz, Wilfried Lemke, e o presidente da FIVB, Jizhong Wei.
Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas incluem, entre outros vectores, a erradicação da pobreza e da fome, alcançar a educação primária universal, promover a igualdade de género e o combate ao HIV / AIDS.
“As Nações Unidas reconheceu há muito tempo o papel crucial que as federações desportivas podem desempenhar na promoção do desenvolvimento sustentável e construção da paz”, declarou Lemke. “O prazo de 2015 para atingir os ODM aproxima-se rapidamente e, através desta parceria, seremos capazes de chegar a muitos mais e usar o voleibol como um veículo para divulgar das nossas mensagens e programas”, acrescentou.
“Nós consideramos que a realização destes trabalhos de responsabilidade social em conjunto com as Nações Unidas são uma oportunidade e um dever”, sublinhou o presidente da FIVB Jizhong Wei.
“O voleibol é activamente apreciado por mais de meio bilhão de pessoas em todo o mundo, o que o torna potencialmente um meio forte para contribuir para o trabalho e a missão da ONU nos anos que virão”, acrescentou ainda Wei.
O primeiro evento em que tais medidas estão a ser implementadas é o mundial feminino que se está a realizar no Japão.
A cooperação abrange ainda a implementação do desenvolvimento conjunto de projectos humanitários, em colaboração com as federações nacionais em países onde os eventos da federação internacional sejam realizados, bem como com as organizações das Nações Unidas.