Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

Renuncia no TEATRO D. MARIA II

tdmii_2Depois da não recondução do Director Artístico do TNDM II – Diogo Infante, os membros do Conselho de Administração deste Teatro e em total solidariedade renunciaram ao cargo.

Para esta atitude contribui, segundo um comunicado enviado às redacções ” que se tenham gorado as insistentes tentativas, reforçadas no último mês, no sentido de alertar as tutelas, e em particular o Senhor Secretário de Estado da Cultura, para a inviabilidade da gestão deste Teatro Nacional com o financiamento que lhe é atribuído no OE para 2011 e 2012″, os elementos que agora renunciam dizem “que se manterão em gestão corrente, se necessário, até dia 30 de Novembro de 2011″.

No comunicado esclarecem os elementos da administração “as contas do TNDM II não apresentavam qualquer deficit até ao final do 3º trimestre de 2011 e que também os exercícios em 2009 e 2010 tiveram resultados positivos (contrapondo a resultados negativos na ordem de 1 milhão de euros em 2006, 2007 e 2008).

Em 2010, a taxa média de ocupação das suas duas salas foi de 70%, o Teatro teve mais de 73.000 espectadores (excluindo os projectos em digressão), tendo realizado inúmeros espectáculos e iniciativas, em produção própria, co-produção ou parceria (esta informação pode ser consultada no site do Teatro)”, por isso é totalmente falso que a Administração do TNDM II tenha recusado qualquer tipo de redução de 15% nos custos fixos de 2011 “para o bom nome desta Administração, está patente no reporte feito trimestralmente no SIRIEF – (e desde que a Troika fiscaliza as contas públicas, mensalmente), que o TNDM II fez um corte de 14, 4% nos custos fixos operacionais desde 2009″, o qual é do conhecimento da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças.

No final deste comunicado a Administração agora cessante agradece a todos com ela trabalharam, uma equipa do Teatro, a todos os artistas, criadores, parceiros e fornecedores, que abraçaram o projecto artístico de Diogo Infante, no sentido de colocar o D. Maria de novo no coração do público. Ao público, que acorreu com entusiasmo ao seu Teatro Nacional, um agradecimento muito especial.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.