Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

El Ninã está de volta…

wmo_logo_De acordo com a última informação disponibilizada pela Organização Meteorológica Mundial, La Niña está desde desde agosto de novo activo no Pacífico.

Este fenómeno é caracterizado por temperaturas da superfície do oceano invulgarmente frias. Prevê-se que este evento de La Niña persista até o final deste ano e início de 2012, com possível fortalecimento para intensidade moderada. No entanto, é provável que seja consideravelmente mais fraco do que o mais recente episódio, ao qual foram ligadas várias ocorrências de inundações e secas em diferentes partes do mundo.

A actualização baseia-se na entrada dos centros de previsão do clima e especialistas ao redor do mundo e é uma fonte autorizada de informações sobre um fenómeno que tem um impacto tão generalizada sobre tempo e clima – e as vidas e meios de subsistência – em todo o mundo.

La Niña é caracterizado por temperaturas do oceano invulgarmente fria de superfície no centro e leste do Pacífico tropical. É o oposto do El Niño, que é marcado por temperaturas de superfície invulgarmente quentes do oceano. Ambos são fortemente acoplados à circulação atmosférica nos trópicos e são importantes – mas não o único – determinantes das flutuações sazonais e ano a ano do nosso clima.

O atual La Niña segue de perto a moderado a forte La Niña, que começou em setembro de 2010 e terminou com condições neutras criado em Maio de 2011, quando as temperaturas do oceano, padrões de precipitação tropical, e os ventos atmosféricos sobre o Oceano Pacífico equatorial voltou para perto do longo médio prazo.

 

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.