ATLETISMO – Maratona de Nova Iorque
Corre-se no domingo mais uma edição da tradicional e imponente Maratona de Nova Iorque, uma das melhores do mundo, onde apresentam duas das mais talentosas atletas portuguesas de sempre, como são os casos de Jessica Augusto e Dulce Félix, ambas com 29 anos.
Jessica fará a sua estreia (depois de ter estado na meia-maratona, em Março passado, onde foi 7ª) na ”big apple” e tem como objectivo obter um bom resultado, não só para ganhar confiança para a maratona dos Jogos Olímpicos de Londres (Agosto do ano que vem) mas também para amealhar dólares, tantos mais quanto melhor for o lugar na chegada.
Correr ao nível das 2.24.33 (registo obtido em Abril passado em Londres) é também uma meta para esta atleta que também poderá alcançar o recorde nacional, de Rosa Mota, que não está muito longe.
Dulce Félix, por seu lado, é mais modesta e tem por seu lado o facto de, há um ano, na estreia, ter desistido, o que poderá influenciar a corrida de domingo.
Tem como melhor 2.26.30 em Viena (Áustria) na primavera passada e há que aguardar pelo desenrolar da prova, atendendo ainda às condições climatéricas que se poderão fazer a partir das 9h10 (local local).
A queniana Mary Keitany é a presença mais cotada (2.19.19), pelo que se assume como a mais favorita ao triunfo final.
O valor global para prémios é de 650.000 dólares, dos quais 130.000 para cada um dos vencedores, o que corresponde, neste último caso, a pouco mais de 94.000 euros. Excelente.