Mais um episódio a marcar a clara divisão do poder na União Europeia, durante a reunião a 27 não existiu acordo, tudo adiado para o encontro a dois, entre Merkel e Sarkozy durante a próxima semana.
Depois das especulações durante a semana sobre a importância da reunião de hoje do Eurogrupo, que reúne os ministros das finanças da Zona Euro, onde as mais elevadas expectativas foram suplantados pelo maiores receios e no final não se encontrar uma solução para a crise da dívida soberana da Europa.
Agora as expectativas viram-se para o encontro a dois na próxima semana quarta-feira, com o Presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel, para resolver o problema da divida da Grécia e da divida soberana de outros países da União.
Este encontro está a ser fortemente contestado na União Europeia por parte de vários dirigentes (quer no parlamento quer na comissão) que criticam o eixo franco-alemão de querer tirar o poder às instituições devidamente autorizadas e eleitas para o fazer.