Terça-feira 03 de Dezembro de 2024

Mundial de sub-17- FIFA confirma análises positivas para dopagem

clembuterol_cloridrato_clembuterolA Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou que 19 das 24 selecções presentes no Mundial de sub-17, realizado no México entre Junho e Julho deste ano, tendo 109 jogadores sido “apanhados” nas malhas do controlo.

Segundo a mesma fonte, a substância encontrada foi “clembuterol” mas a FIFA não penalizou ninguém porque considerou que a situação se deveu ao facto de os jovens terem ingerido carne mexicana, onde esta substância é utilizada.

O que levou a entidade máxima do futebol mundial a, de comum acordo com a Agência Mundial Antidopagem – que coordena mundialmente a luta contra a dopagem no desporto – arquivar o assunto, considerando ser um problema de saúde pública e não de dopagem.

A questão surgiu logo no final na primeira semana da competição quando se detectaram os primeiros três casos, o que causou estranheza e obrigou a FIFA a realizar controlos a todas as 24 equipas. Por curiosidade, apenas cinco selecções não tiveram qualquer caso. O que se estranha.

Em termos científicos, o que é esta substância?

O Clembuterol é utilizado clinicamente como broncodilatador no tratamento de asma e bronquite crónica e, mais recentemente, usado também no desporto. Alguns estudos têm demonstrado que a administração moderada de clembuterol pode induzir o ganho de massa muscular.

Em animais, o clembuterol é utilizado em cavalos por via oral, intramuscular ou endovenosa como bronco dilatador, e também tanto em vacas como em éguas para diminuir as contracções uterinas. Estudos têm demonstrado efeitos adversos como aumento da insulina, dificultando assim o controlo da glicemia, e também o aumento abrupto da frequência cardíaca em cavalos que realizaram exercícios intensos.

Os efeitos colaterais já detectados são: nervosismo, tremores das mãos, enxaquecas e insónia, aumento da pressão sanguínea e náusea, enfarte agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral, taquicardia, dores no peito, vertigens, ansiedade, vómitos, tonturas, febre, entre outros possíveis efeitos, dependendo da dose de administração da droga.

Por norma, os efeitos colaterais desaparecem após 2 ou 3 semanas de uso. È importante salientar que as manifestações clínicas da intoxicação por clembuterol podem confundir-se com quadros psiquiátricos como um ataque de pânico ou uma crise ansiosa.

Em Portugal casos semelhantes, quando surgiram anos atrás, levantaram grande celeuma e a verdade é que foram considerados positivos, face à dose detectada.

Resta aguardar qual o impacto que isto vai ter a curto prazo, ficando ainda por esclarecer porque é que cinco equipas não tiveram nenhum caso e as outras 19 registaram 109 jogadores. E, destes, se todos os jogadores comeram, alguma vez, carne.

Nesta altura, em que, também no México, decorrem os jogos Panamericanos, por certo que todos os olhos irão estar atentos ao que se irá passar a este nível.

Sérgio Luso

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.