Alberto João Jardim é o único vencedor da noite eleitoral da Madeira (45ª vitória eleitoral), venceu toda a oposição regional, ao manter maioria absoluta e venceu os políticos do continente, que contra ele falaram.
E já esta noite, no seu discurso de vitória deixou o recado ”O meu partido é a Madeira pelo que não contam comigo para outras fidelidades partidocráticas até por as facas que foram metidas nas costas do povo madeirense”,claramente uma mensagem dirigida a todos que avaliaram “mal” a sua actuação que disseram ” não caucionarei com a minha presença esse tipo de comportamentos na Madeira”.
Assim desta noite
Vencedores – Alberto João Jardim e PSD- Madeira
Derrotados – Passos Coelho, Paulo Portas, Antonio José Seguro, Francisco Louça, Jerónimo de Sousa, José Manuel Coelho, Hélder Freitas, Edgar Freitas, Maximiano Martins, Robert Almada, PS, CDS-PP, PCP, PND, PTP, BE.
Apuradas que estão os resultados finais a verdade dos mesmos dizem claramente que o PSD-Madeira é o vencedor da noite ao conseguir manter a maioria absoluta (com 48,6% dos votos, elegendo 25 deputados), assim não terá de fazer qualquer tipo de acordo com os outros pequenos partidos, que no melhor foi o CDS-PP de Paulo Portas com 17,63,seguido do PS com 11,5%, logo seguido por o PTP de José Manuel Coelho com 6,86%, à frente do PCP-PEV com 3,76, que pouco mais do que o PND que obteve 3,27%.
Nota de destaque para o Bloco de Esquerda foi o último partido obtendo 1,7 sendo o único que não elegeu um representante para o parlamento regional.