Ao conquistar um dos quintos lugares da competição de -58 kg (Taekwondo), o jovem Rui Bragança ficou, este domingo, perto da medalha de bronze que, após o segundo combate vencedor, esteve ao seu alcance, numa presença que se considera excelente.
Na verdade, Bragança venceu os dois primeiros combates – primeiro contra o norte-americano Tyler Sawyer e depois ante o coreano Seung Wo Seok – e entrou na fase seguinte com a expectativa de poder bater o australiano Safwan Kelil (que se sagrou campeão neste escalão) o que não conseguiu.
No atletismo, Filomena Costa obteve um bom 9º lugar na meia-maratona (21.097 metros) que cumpriu no tempo de 1.19.15, a 2’37” da vencedora, a coreana Un Ok Ro (1.16.38), numa prova que teve a presença de 22 atletas.
No salto em comprimento, de acordo com a informação da FADU, Marco Caldeira terá feito três ensaios nulos, pelo que não foi apurado para a final, enquanto na folha oficial de resultados o atleta português não consta.
Embora ainda falte, em relação a Portugal, a actuação de dois lutadores no Taekwondo, o balanço que já se pode fazer é que a presença em terra chinesa voltou a ser excelente, neste caso a nível da Universiada, porquanto foram conquistadas quatro medalhas e, desta vez, todas no atletismo, o que mantém esta modalidade, aliás desde sempre, no topo do medalheiro nacional a nível mundial e a única que, até agora, deu campeões olímpicos a este país à beira mar plantado. Isto apesar da … crise.
Recorde-se que o melhor resultado na Universiada foi alcançado em 2009 (Belgrado), com a conquista de cinco medalhas (três pelo atletismo).
Em termos de medalhas, a China distanciou-se ainda mais no comando, agora com um total de 123 (60 de ouro, 35 de prata e 28 de bronze. Segue-se a Rússia, 110 (35-36-39), Koreia, 72 (23-20-29), Japão, 82 (22-25-35) e Estados Unidos, 45 (16-20-9). Portugal desceu para um ainda excelente 26º lugar (duas de ouro e duas de prata) entre os 63 países que já conquistaram medalhas.
Esta segunda-feira, penúltimo dia deste evento, lugar à presença de Eduardo Rodrigues na competição de Taekwondo (-74 kg), onde defrontará Hachui Fong (Taipé). Se vencer, lutará com um espanhol ou um norte-americano.
No último dia desta Universiada’2011 (3ª feira) caberá a outro lutador do Taekwondo, Nuno Costa, estará na competição de -63 kg, defrontando o norueguês Lars Ness. Se ganhar, defrontará um canadiano ou ucraniano.