Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

UNIVERSIADAS’2011- Judoca Sergiu Oleinic brilha na China

Dia15_SergiuOlenic

Sergiu Oleinic foi o grande destaque do desta segunda-feira da participação portuguesa na 26ª Universiada de Verão, que se está a realizar em Shenzen (China), ao obter um excelente 5º lugar no Judo (-66 kg)

Sergiu esteve muito perto das medalhas, sendo afastado da final após derrota perante o japonês Yuito Yoshida . No combate que poderia dar a medalha de bronze, o atleta luso acabou derrotado por ippon pelo francês Florent Urani. Até chegar aqui, o judoca português teve um percurso de grande nível, superando três adversários em combates, como comprova e excelente vitória sobre o atleta do russo Pulyaev nos segundos finais do combate e quando se encontrava em desvantagem.

Duarte Lopes, responsável pela delegação portuguesa, foi o espelho da satisfação partilhada por todos ao afirmar que “o Sergiu teve uma excelente prestação dado que a prova foi dura e muito competitiva, estando presentes judocas muito fortes neste escalão. Foi pena não alcançar a medalha mas por tudo o que fez o Sergiu está de parabéns».

Entretanto, na final Ginástica Artística (individual masculina), Gustavo Simões foi o único que logrou o apuramento para esta fase mas ficou aquém do que se poderia esperar, uma vez que que terminou na 18ª posição com 82.950 pontos, uma marca inferior à registada no dia anterior, que lhe deu o acesso à final.

Apesar deste desfecho, o atleta que – frequenta o Instituto Politécnico de Lisboa – continua a dar boas indicações para futuras competições. Refira-se que a prova foi ganha por Kuksenkov (Ucrânia) com um total de 89.050 pontos. O pódio ficou completo com Yamamoto do Japão e pelo Canadiano Gafuik.

Ainda em relação a esta segunda-feira, estiveram em acção mais dois atletas no Judo. Em masculinos, Jorge Fernandes competiu na categoria de -73kg tendo sido eliminado pelo japonês Awano. No feminino, a sorte não quis nada com a atleta Ana Sousa (-52kg). Apesar da boa réplica dada, a atleta lusa perdeu os seus dois combates perante adversárias que alcançaram, ambas, o pódio desta competição: Yuki Hashimoto (Japão) e Meriem Moussa (Argélia).

No Xadrez, Ruben Pereira venceu na sua estreia perante Lee Hyeoncheol (Coreia) tendo alcançando um empate na segunda partida contra o melhor atleta russo presente na competição.

Na senda das boas estreias, o português Vitaly Efimov (ténis de mesa) bateu Sooriyaarachchi (Sri Lanka) por claros 3-0 (11-8; 11-5; 12;10). Vitaly voltará a entrar em competição na próxima quarta-feira na partida que fecha o grupo 3 que é actualmente liderado pelo atleta português.

Na Natação, Pedro Oliveira competiu em 100m costas tendo alcançado a 29ª posição com o tempo de 57.81.

Concluído mais um dia das Universíadas’2011, o Japão passou a liderar a classificação das medalhas, com um total de 22 (7 de ouro, 4 de prata e 11 de bronze), passando a China à segunda posição, com 18 (7-4-7) e mantendo-se a Rússia o terceiro lugar, com 17 (6-4-7). A Ucrânia subiu ao quarto lugar, com 8 (4-3-2), a Nova Zelândia ao quinto, com 6 (4-0-2), a Coreia desceu para o sexto, com 17 (3-9-5), a Nova Zelândia surge agora no 5º lugar, com 6 (4-0-2) e os Estados Unidos entraram nos dez primeiros, no 7º posto, com 9 (3-4-2). Relembra-se que esta classificação tem sempre com base prioritária as medalhas de ouro. Daí a diferença. Maior número de me4dalhas para o Japão (22), seguido da China (18) e Rússia e Coreia (17).

Nesta terça-feira (com uma diferença horária de sete horas em relação a Sehnezen), estarão em acção três atletas portugueses, com relevo para o medalha de ouro da edição anterior (Belgrado, em 2009), o campeão. Nélson Évora, que estará na qualificação do Triplo Salto, enquanto Sónia Tavares estará presente na qualificação dos 100m femininos.

A participação portuguesa desta terça-feira encerra com a presença do xadrezista Rúben Pereira na terceira e quarta ronda desta prova.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.