MEF apresentou o Projecto pela Arte 2011, pretende operacionalizar questões como a motivação, o desenvolvimento das capacidades de observação, reflexão das expressões artísticas, o desenvolvimento e descoberta pessoal, a promoção de auto-estima e confiança, a capacidade de partilha e cooperação, a formação técnica, a prevenção de situações de risco, isolamento e exclusão social.
Para a concretização deste projecto conta com o financiamento do Ministério da Cultura / DGartes e também com apoios institucionais como o da Câmara Municipal de Lisboa.
O objectivo actual do MEF é uma sensibilização do grande público para a Arte Fotográfica e para o uso da imagem enquanto estímulo artístico, procurando desenvolver a Fotografia como forma de expressão e valorização pessoal. De um modo geral, as suas actividades delineiam-se entre projectos formativos e expositivos. MEF é uma Associação sem fins lucrativos, que trabalha na área da imagem, com o particular destaque da Fotografia.
A sua formação data do ano de 2000 e surgiu ligada aos cursos de fotografia da Junta de Freguesia de Carnide (Projecto 1600), no âmbito do projecto “Contigo Vais Longe” da C.M.Lisboa.
No desenvolvimento das suas actividades, o MEF tem dedicado uma parte substancial do seu trabalho à criação de uma plataforma de projectos com instituições e associações ligadas à área da acção social. Estas compreendem acções de formação visando públicos que, por norma, tendem a não usufruir das mesmas oportunidades que o cidadão comum, como é por exemplo o caso de pessoas portadoras de deficiências motoras, mentais e visuais, ou pessoas social e/ou economicamente carenciadas.
Considerando a Fotografia como uma importante ferramenta plena de potencial, o MEF caminha, assim, para o objectivo mais ambicioso e alargado de democratizar a Arte, neste caso específico a área da fotografia, de modo a que esta se torne parte do quotidiano, no âmbito de uma valorização pessoal e artística.