Sara Moreira, Nelson Évora e o vice-campeão mundial de Taekwondo, Rui Bragança, assumem-se como os mais cotados e candidatos a medalhas na 26ª Universíada de Verão, que vai decorrer na cidade chinesa de Shenzhen entre os dias 13 e 23 deste mês de Agosto.
Numa comitiva composta por 32 atletas, de nove modalidades, Portugal voltar a apresentar-se em bom plano, não tanto para chegar às cinco medalhas alcançadas na última edição (2009, em Belgrado) mas para alcançar o pódio.
Sabendo-se que três das medalhas de ouro de 2009 foram conquistadas por Sara Moreira (5.000 e 3.000 obstáculos) e Nelson Évora (triplo) – dois atletas que voltam a integrar a formação este ano – poder-se-á dizer que as expectativas são boas. Mas prognósticos … só no final.
Os primeiros a entrar em acção (dia sábado) são os representantes da Esgrima, Ginástica Artística e Judo. O atletismo só entrará em funções no dia 16.
Para já, fica a lista dos nossos representantes que já está a caminho da China, alguns via Macau, onde ficarão a “aliviar” o “jet leg” da diferença horária.
Atletismo – Alberto Paulo (obstáculos); Filomena Costa (10.000), Irina Rodrigues (disco), João Almeida (110 bar), João Ferreira (400 bar), Jorge Paula (400 bar), Marcos Caldeira (comprimento), Nelson Évora (Triplo), Patrícia Mamona (triplo), Sara Moreira (5.000), Sónia Tavares (100/200) e Tiago Marto (decatlo).
Esgrima – Joaquim Videira, João Cordeiro, Pedro Arede e Ricardo Candeias.
Ginástica Artística – Diogo Romero, Gustavo Simões, Luís Araújo e Simão Almeida.
Golfe – Tomás Silva
Judo – Ana Silva, Jorge Fernandes e Sergiu Olenic
Natação – Nuno Quintanilha e Pedro Oliveira
Taekwondo – Eduardo Rodrigues, José Fernandes, Nuno Costa e Rui Bragança
Ténis de Mesa – Vitaly Efimov
Xadrez – Rúben Pereira