Peritos das Nações Unidas em direitos humanos apelaram ao fim imediato da violência utilizada pelas autoridades sírias contra os protestos em curso.
Como a repressão do Governo sírio contra seu próprio povo continua inabalável, um grupo de especialistas em direitos humanos da NU , fizeram um apelo num comunicado “O Governo da Síria não se pode permitir que viole impunemente a sua obrigação de respeitar o direito internacional, nem atacar os cidadãos que muito jurou proteger, sem consequências”.
“Pedimos ao governo da Síria para cessar imediatamente a repressão violenta, parar as mortes e prosseguir o diálogo por meio de processos pacíficos”, acrescenta o comunicado.
Este comunicado surge dois dias depois de o Conselho de Segurança condenar a violação generalizada dos direitos humanos na Síria e ao uso da força contra civis pelas forças de segurança.
O país tem sido abalado por uma série de conflitos civis desde do mês Março, com o governo reprimindo os manifestantes que exigiam maior liberdades civis, protestos muito semelhantes surgiram em todo o Norte de África e do Oriente Médio desde o início deste ano, já tendo derrubado regimes na Tunísia e no Egito, e levando a um conflito em curso na Líbia.