Sara Moreira e Nelson Évora são as duas principais figuras da selecção portuguesa que vai tomar parte na 26ª Universiada de Verão, que decorrerá entre 12 e 23 deste mês, na cidade chinesa de Shenzhen.
Não só porque já o provaram em edições anteriores (medalhas de ouro conquistadas por Sara nos 5.000 e 3.000 obstáculos e por Nelson no triplo na última edição, em Belgrado, em 2009) mas porque se encontram em boa forma e integram, ainda, a formação lusa que participará, quatro dias depois, no Mundial de Atletismo de Daegu (Coreia).
Para além destes dois atletas, a comitiva nacional integra mais trinta atletas, de nove modalidades, salientando-se ainda Patrícia Mamona e Alberto Paulo (Atletismo) e Rui Bragança (Taekwondo), também candidatos ao pódio. De realçar ainda a estreia da presença de um representante do Golfe, Tomás Silva.
A comitiva, que sai de Lisboa no domingo, rumo a Macau, onde estagiará até ao dia 11, integra ainda os seguintes desportistas: Filomena Costa, Irina Rodrigues, João Almeida, João Ferreira, Jorge Paula, Marcos Caldeira, Sónia Tavares e Tiago Marto (Atletismo); Joaquim Videira, João Cordeiro, Pedro Arede e Ricardo Candeias (Esgrima); Diogo Romero, Gustavo Simões, Luis Araújo e Simão Almeida (Ginástica); Ana Sousa, Jorge Fernandes e Sergiu Olenic (Judo); Nuno Quintanilha e Pedro Oliveira (Natação); Eduardo Rodrigues, José Fernandes e Nuno Costa (Taekwondo); Vitaly Efimov (Ténis de Mesa) e Rúben Pereira (Xadrez).