Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Na Somália mas não só…

fome_somalia_crianca“Mais de 11 milhões de pessoas estão sofrendo. Para virar a maré, para oferecer esperança em nome de nossa humanidade comum, temos que mobilizar todo o mundo ” disse Ban Ki-moon Secretário-Geral das Nações Unidas.

{jathumbnail off}

Este alerta de Ban Ki-moon é feito no dia que o programa para socorrer a Somália informou que estima que o número de crianças que morreram nos últimos 3 meses ascende a mais de 25 mil. São números impressionantes que não podem deixar “a comunidade internacional parada , temos que agir imediatamente” afirma a ONU.

Além do número de morte de crianças estimado, a ONU aponta ainda para cerca de 640 mil crianças que estarão subnutridas no país.

Organização das Nações Unidas declarou fome em três áreas das mais devastadas pela seca na Somália, elevando para cinco o número de regiões no Corno de África, onde país de desnutrição aguda e fome já custou a vida de dezenas de milhares de pessoas.fome_somalia_1

Mark Bowden, coordenador humanitário das Nações Unidas para a Somália, disse que o corredor de Afgoye,  fora de Mogadíscio, a capital em si, e a região do Médio Shabelle estão agora em um estado de fome. Em 20 de Julho a ONU já tinha declarado a fome em Shabelle e na região sul Bakool.

Às dificuldades colocadas pela crise de seca e fome acrescem também os obstáculos erguidos por grupos da al-Qaeda presentes na região, que se recusam a reconhecer a existência de fome na região e dificultam as operações de ajuda humanitária aos refugiados somalis, principalmente ao tentarem bloquear as ajudas vindas do World Food Program, o mais vasto programa internacional de ajuda humanitária para crises de fome em todo mundo..

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.