Terminou este domingo o certame FIA – Lisboa na FIL, abrangendo vários sectores económicos relacionados com o Turismo, pela sua importância a inauguração foi o primeiro acto publico do novo Ministro da Economia e do Emprego – Álvaro Santos Pereira .
{jathumbnail off}
O actual MEE, Álvaro Santos Pereira, já tinha referido que o Turismo seria um dos sectores a merecer a sua atenção pois podia contribuir, como alternativa para dar a volta a crise, seria uma aposta do país, uma aposta do governo.
A Feira Internacional do Artesanato contou com a participação de 40 países, abrangendo desde a gastronomia tradicional , Artesanato Nacional e Internacional, Iniciativas Lúdico – Culturais.
Foi também possivél encontrar na Feira, plataformas conjuntas destes todos sectores coordenados por regiões e/ou autarquias locais e outros organismos locais.
Assim aos milhares de visitantes, foi dado a degustar os nossos sabores da Gastronomia tradicional e de outros países num pavilhão a dedicado exclusivamente ao sector gastronomia, onde também se via detalhes da elaboração do mel ou então da produção de doces e bebidas com e sem álcool.
Na parte dos outros pavilhões notou-se a forte presença lusofonia, com o stand de Moçambique com o seu Ministério da Cultura a “comandar as tropas” dando suporte à presença aos seus artesãos e artistas moçambicanos nesta tão importante feira.
O stand de Angola, contou com uma presença em destaque a Fundação Agostinho Neto, mas também com a base de apoio aos seus artesãos, mas a literatura referente ao pai da revolução angolana muito presente
A marca da Fundação Gil também esteve presente neste certame, procurando além de vender os habituais artigos com a imagem do Gil, tinha ao dispor dos visitantes uma série de artigos de vestuário com execução artesanal, “Um artigo têxtil artesanal com uma imagem atractiva, que acolhe a adesão daqueles que vieram a feira”, disse à Mateus um dos elementos presentes no stand.
A Fundação do Gil conta já com uma loja no Centro Comercial Picoas Plaza onde podem ser adquiridos produtos cujas vendas resultam na ajuda, a ajudar as crianças.
Um dos espaços exemplo da aposta autárquica nesta feira foi o stand da Pampilhosa da Serra, cujo lema “Pampilhosa da Serra inspira natureza! “ visa atrair aquela região, concelho da beira interior um maior número de visitantes para isso tem uma plataforma de oferta que abrange 5 áreas “descobrir, saborear, refúgios serranos, noite e viver”.
No fundo não é mais do que a combinação entre Relevo, Clima e Gastronomia. (Detalhes no artigo CN – “Pampilhosa da Serra inspira natureza!” …rumo contra a crise.