O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) nomeou hoje Christine Lagarde para o cargo diretora do FMI para um mandato de cinco anos a partir de 5 de julho de 2011.
Lagarde, que sucede a. Dominique Strauss-Kahn, é a primeira mulher nomeada para o cargo de topo do FMI desde a criação da instituição em 1944.
Lagarde, de 55 anos, de nacionalidade francesa, foi Ministra das Finanças de França desde junho de 2007. Antes disso, foi ainda Ministra francesa do Comércio Exterior por dois anos.
A agora directora do FMI teve uma carreira extensa e notável como advogada, como um parceira com o escritório de advocacia internacional de Baker & McKenzie, onde foi eleita como presidente em Outubro de 1999 e onde ficou até junho de 2005, quando ela foi nomeada para seu posto inicial ministerial na França.
Christine Lagarde, possui licenciaturas pelo Instituto de Estudos Políticos (IEP) e pela Faculdade de Direito da Universidade de Paris X, onde também lecionou antes de ingressar na Baker & McKenzie em 1981.
Christine Lagarde foi nomeada Ministro da Economia, Finanças e Indústria no Governo do primeiro-ministro François Fillon.