Depois da obtenção, há dias e também em Oslo, do mínimo para os mundial da Coreia, na prova dos 10.000 metros, Sara Moreira esteve nos Bislett Games mas com sorte diferente.
Correu os 5.000 metros em 15.11,97, ficou longe do mínimo e verificou-se que não tinha descansado o suficiente da dupla légua, completando a prova no 10º posto, prova ganha pela etíope Meseret Defar, com 14.37,32, sendo também etíopes as quatro atletas que se classificaram a seguir.
De salientar o recorde pessoal alcançado pela espanhola Dolores Checa, com 14.46,30.
Mas a festa – num estádio completamente cheio para mais este encontro da Liga Diamante – foi feita pelo jamaicano Usain Bolt que, na última prova do programa, fez o melhor tempo mundial do ano nos 200 metros, que completou em 19,86.
Relevo ainda para os melhores resultados do ano alcançados pela marroquina Halima Hachlaf (1.58,27 nos 800 metros) e o queniano Paul Kipsiele Koech (8.01,83 nos 3.000 metros obstáculos).
Referência ainda para o facto dos atletas Kyriakos Ionnou (Grécia), Andrey Silnov (Rússia) e Paul Spark (Alemanha) terem transposto a fasquia, no salto em altura, colocada a 2,28, excelente se tiver em consideração que a pista estava molhada. Situação idêntica no caso do sul-africano Godfrey Mokoema, que venceu o comprimento com 8,08.
Esta sexta-feira, o campeão olímpico Nelson Évora estará no encontro que tem lugar em Turim (Itália), a contar para o circuito da Associação Europeia de Atletismo.
Ainda esta sexta-feira, mas no Estádio Universitário de Lisboa (16 horas), lugar a mais uma edição do Meeting de Lisboa, com a presença de alguns dos melhores atletas nacionais.