O Partido Social Democrata venceu as eleições de hoje com 38,63%, uma vantagem superior a 10% sobre o Partido Socialista (28,05%) . {jathumbnail off}
O PSD venceu as legislativas antecipadas mas sem maioria absoluta, sendo “forçado” a procurar uma maioria com o partido de Paulo Portas que obteve um resultado superior às ultimas eleições mas “escasso” para as expectativas criadas junto do seu líder.
Mas Pedro Passos Coelho, declarou já esta noite que “está aberto o caminho para que o PSD e o CDS, com personalidades independentes, venham a constituir o governo de que Portugal precisa”.
A CDU, tem uma ligeira subida percentual dos votos, Jerónimo de Sousa destacou “o reforço da coligação” que permitiu voltar a ser a quarta força política, à frente de um Bloco de Esquerda, que perde esta noite em votos e em deputados.
Para Francisco Louçã, coordenador do Bloco de Esquerda, os resultados tem um nome “derrota” assumiu a derrota do Bloco e pessoal, considerando que que e que não se deve dar outro nome ao score do BE, acrescentou “aprende-se mais nas derrotas do que nas vitórias”
Na luta dos pequenos o MRPP de Garcia Pereira mantém a liderança com o novo partido “PAN” logo depois.