Sérgio Ribeiro, cortou na segunda posição no Circuito de Alcobaça, e assim garantiu a Camisola Amarela, o símbolo de campeão do Troféu Liberty Seguros.
O vencedor da terceira e derradeira etapa da competição velocipédica nacional foi Bruno Lima o corredor da Onda/Boavista foi mais rápido no ataque à linha de meta instalada na Avenida dos Combatentes, terminando a tirada ao cabo de 3h23m36s, à média de 42,436 kms/h.
Calor, muito calor, marcou o terceiro e último dia do Troféu Liberty Seguros. Como se esperava, o Circuito de Alcobaça revelou-se um duro teste para os 100 corredores que alinharam à partida, tendo pela frente um total de 144 quilómetros, com quatro voltas ao percurso de 34,5 quilómetros. Diversas tentativas de fuga animaram a jornada decisiva da competição, embora a vantagem máxima dos “fugitivos” nunca tenha sido superior aos dois minutos. O esquadrão da Barbot/Efapel defendeu ao longo de toda a etapa o símbolo da liderança, envergado pelo dorsal 38, e Sérgio Ribeiro cumpriu com a sua tarefa, terminando na roda do vencedor da etapa. Com o triunfo de Ribeiro, a equipa de Vila Nova de Gaia orientada por Carlos Pereira volta a triunfar em competições da Lagos Sports, depois da vitória de Filipe Cardoso – aniversariante neste dia 15 de Maio – no último Grande Prémio Crédito Agrícola da Costa Azul.
«O segredo das vitórias da Barbot/Efapel é sermos realmente uma equipa. Estamos todos a remar para o mesmo lado e quando assim têm de aparecer obrigatoriamente as vitórias. Ainda que a equipa viesse a controlar, tivemos no Bruno Lima um adversário de grande nível e temos de admitir que a queda final nos ajudou de certa maneira», finalizou Sérgio Ribeiro, vencedor já esta temporada da primeira prova da Taça de Portugal – a Volta a Albergaria.
Corridos os três dias do Troféu Liberty Seguros, a Camisola Branca Kia (Pontos) foi entregue a Bruno Lima, ao passo que a Camisola Verde Jornal de Notícias (Montanha) ficou nas mãos de Jóni Brandão. Na Juventude, vestindo a Camisola Laranja RTP, e beneficiando da queda a cerca de um quilómetro da meta de Rafael Silva, saiu vencedor Leonel Coutinho (Vitória/ASC/RTL).
A competição, além da Liberty Seguros que deu nome ao troféu, teve o apoio da Kia, Jornal de Notícias, RTP, Jogos Santa Casa, EDP, O Jogo, Diário de Notícias, RR, JC Decaux, Shimano, Fonte Viva, Copigés, Mobilift, DietSport, Powerbar, Cision e Instituto Geográfico do Exército.
Terminado o Troféu Liberty Seguros, as organizações da Lagos Sports regressam à estrada já entre os dias 9 e 12 de Junho, com a 29ª Volta ao Alentejo – arrancado a prova em Mora, com o campeão a ser consagrado no Redondo.